segunda-feira, agosto 28, 2006

De Strip-Tease Macabro A Um Defloramento Festivo

Elpidio Navarro

Se minha avó fosse viva e soubesse das notícias de hoje, certamente repetiria: "É o fim do mundo!" E, ato contínuo, alcançaria o santuário do quarto para rezar. Que notícias de hoje não escandalizaria a religiosa anciã? Talvez a visita do Papa ou a cura do câncer. Mas as denúncias de corrupção e as ações violentas dos bandidos em todo canto, deixariam Dona Elizabete aperreada e recolhida à proteção de Santa Isabel e do seu terço de prata. Já para mim, nada mais espanta e até reajo com a indiferença, apesar da idade avançada. Mas é tanta coisa ruim acontecendo que o que chega a me espantar são as notícias boas. Acho que já estou calejado, dormente, acostumado com tudo.

Já tentei escrever uma peça de teatro romântica, uma história de amor plena de poesia, e até começo. Mas do meio pro fim vejo-me criando personagens ruins, transformando mocinhos em bandidos, felicidade em desgraça, fidelidade em adultério, vivos em assassinados. Quando resolvo partir para a comédia, o humor vira sacanagem e o palhaço vira vilão. Culpa do momento que vivemos ou mesmo falta de talento e imaginação? Ou ainda as duas coisas juntas?

Buscar, como Brecht, inspiração na cultura popular, Ariano Suassuna e Altimar Pimentel já fizeram isso muito bem e outros dramaturgos também. Não é minha praia. Adaptação de romances, contos e outros escritos é uma forma difícil, além das dificuldades para se conseguir autorização do autor da obra escolhida.

Assim, fico catando notícias inspiradoras, fatos inusitados, notícias diferentes, acontecimentos engraçados, numa tentativa que juntando tudo possa produzir alguma coisa nova. E, por conta dessas tentativas, a gente se depara com cada coisa que se minha avó pudesse saber cairia durinha, morta novamente, sem rezar nem nada. Não precisava nem ler a notícia, bastariam as manchetes: "Morta" é vista bebendo durante o próprio velório (alminha pinguça essa!). Jéssica Alba quebra dente em cena de beijo (de língua ou de broca?). Atriz revela que recebeu promessa de papel maior em troca de sexo com o diretor do programa de TV (essa é velha!). Plutão perde status de planeta (e deve ter ficado plutão da vida!).

Mas tem duas notícias campeãs e mais uma de incompetência. Vejam só: "Polícia chinesa reprime strip-tease em enterros. O costume rural chinês de amenizar o ambiente nos funerais com strip-tease pode desaparecer depois da detenção de cinco pessoas que organizavam apresentações, informa hoje a agência estatal". Como é que é? Coitado do defunto que além de não se levantar mais do caixão não pode levantar também coisa alguma!

Outra: "Revista ajuda famosa a perder a virgindade antes dos 30. A revista feminina Jane lançou nos EUA uma campanha para ajudar a comediante Sarah DiMuro, 29 anos, a perder a virgindade antes de completar 30 em novembro." Dona Sarah (foto), não se acanhe. Venha prá cá! Não que eu pretenda ou tenha capacidade de me aventurar à tamanha façanha, mas tenho um filho de mais de 16 anos doido pra começar a praticar. Dou casa, comida e roupa lavada e garanto não contar como foi tudo. A quase coroa yankee não é nada bela, mas tem uma qualidade tão rara hoje em dia, que vale o sacrifício.

E a última, para terminar finalmente: Polícia prende ladrão que perdeu dentadura ao assaltar seu tio. Um ladrão argentino, que junto com dois cúmplices cometeu um roubo na casa de seu tio, foi identificado e detido pela Polícia por ter deixado uma dentadura postiça cair durante o assalto, informaram hoje fontes oficiais. Só podia ser coisa de argentino!

PS - Tudo aí de cima já estava escrito quando duas notícias me intrigaram:

I - Jornal O Norte (23/08/06): Pesquisa Consult apura que Cícero Lucena tem 27,8% das intenções de votos; Ney Suassuna 20,3% e Vital Farias 1%. Somando esses percentuais temos um total de 49,1%, sem considerar os outros candidatos que têm menos de 1%.
2 - Jornal O Norte (27/08/06): A mesma pesquisa noticiada no dia 23 dá conta de que mais de 70% do eleitorado não tem candidato (notícia da primeira página); já na página interna a informação dá conta de que mais de 60% não sabem em quem votar (manchete) e no corpo da matéria está escrito 58,35% de desconfiança dos eleitores para com os candidatos ao Senado.
Considerando qualquer um dos percentuais do dia 27 somado ao aos 49,1 dos eleitores que votarão nos candidatos citados, o resultado parece estranho: 119,1%; 109,1% e 107,45%. Nunca fui bom de matemática, apesar de ter sido aluno de Daura Santiago Rangel, no velho Lyceu Parahybano. Sei também que atualmente se estuda uma tal de matemática moderna. Mesmo assim não consigo entender como um estado pode ter mais de 100% de eleitores.
Vá confiar em pesquisa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e