segunda-feira, agosto 28, 2006

INUSITADOS CASOS DE AMOR

Valdez Juval

Não conhecia Moacir Scliar pessoalmente nem sequer literariamente até quando fomos apresentados por Simone Goldberg pelas folhas de uma revista de bordo, sobrevoando a Argentina. Scliar é um brasileiro nascido em Porto Alegre há 69 anos, imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2003, autor de quase oitenta livros, editados em vários paises do mundo, com inúmeros prêmios literários nacionais e internacionais.

Adaptando as palavras do imortal ao contexto, ele diz que escrever é uma necessidade, uma forma de expressão que lhe fascinou muito cedo na vida e quando está sentado à sua cadeira de trabalho entrega-se a esta tarefa, o que não quer dizer publicar tudo o que se produz.
Reescreve muito e também “deleta” muita coisa. Reescrever é uma tentação constante,porque o potencial de aperfeiçoamento de um texto é praticamente infinito. Evita esta tentação não relendo os seus livros.

Moacir Scliar nos ensina mais dizendo que aprendeu muito lendo a Bíblia, que é uma coleção de narrativas, capaz de entusiasmar até mesmo aqueles que, como ele, não são religiosos. Os livros podem mudar o mundo e as pessoas.

Entre suas obras, somente para ilustração, lembramos “Vendilhões do Templo”, “A mulher que escreveu a Bíblia” e “O Centauro no Jardim”. Agora, especialmente para mim, como para redimir do desconhecimento, fico aguardando “Paixões Insólitas” (está sendo escrito) que abordarão inusitados casos de amor.

(Especial para os sites“ElTheatro,” “Alfarrábio” e o Blog Unlimited”)

*Valdez Juval estava mesmo fazendo falta neste Blog. Seja bem vindo, "Meu Capitão".
Hugo

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Valdez! Belo texto! Mande mais, estamos precisando de ler coisas edificantes, em meio a tanta baixaria em tudo. Carlos Cordeiro