sexta-feira, agosto 25, 2006

Nossa Senhora das Neves

Caríssimos
Após muitas idas e vindas eis que finalmente o preclaro Serafim, paraibano dos bons, nos remete este pequeno texto sobre a padroeira da cidade. Sabe aquele provérbio, "nos menores frascos...!" Pois é. Leitura agradável como um biscoito fino.
Hugo

Antônio Serafim Rêgo Filho

Por que a santa protetora da capital da Paraíba é Nossa Senhora das Neves, se aqui nunca nevou e, ao que tudo indica, não há a menor possibilidade disso acontecer algum dia?

A explicação está vinculada à data de 5 de agosto, quando, em 1585, os portugueses fundaram a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, a atual João Pessoa, estabelecendo-se, assim, definitivamente, nestas plagas.

Reza a lenda que o papa Libério, que ocupou o trono pontifício de 352 a 366, teve uma visão da Virgem Maria. e esta encarregou-o de erigir uma basílica no lugar em que nevasse em 5 de agosto, período em que não neva na Cidade Eterna. Naquele dia, porém, nevou em um único local de Roma.

Foi assim que o dia foi consagrado a Nossa Senhora das Neves, e erguida a basílica de Santa Maria de Nives, depois denominada Santa Maria Maior.

Fonte: Santos e Beatos, Angela Cerinotti, Editora Globo S.A., São Paulo, 2003.

2 comentários:

Hugo Caldas disse...

Meu Preclaro Serafim
Acho que o nobre correligionário escorregou o dedinho nas teclas do seu intimorato PC, ao mesmo tempo em que escorregava nas datas históricas da nossa querida Felipéia.
Vejamos o que diz as Fontes:
"Foi fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao santo do dia. Com o passar dos tempos, foi recebendo diferentes denominações: Felipéa de Nossa Senhora das Neves ou Filipéia, em 1588, em homenagem ao rei Felipe II de Espanha, quando Portugal esteve sob o domínio da União Ibérica. Durante a ocupação holandesa entre 1634 e 1654 recebeu o nome de Frederikstad em homenagem a Federico Enrique, Pricipe de Orange."

Hugo Caldas disse...

Errata:
No comentário acima onde se lê: "Vejamos o que diz as Fontes", leia-se:
"Vejamos o que dizem as Fontes."
Grato. Hugo