segunda-feira, setembro 04, 2006

AS FÃS DE FRANK SINATRA E AS DE ROBERTO CARLOS

ELPÍDIO NAVARRO

Lendo a matéria onde Tarcisio Pereira notícia que sua peça “As fãs de Roberto Carlos” está sendo montada por Edílson Alves (Companhia Paraibana de Comédia) e que são duas irmãs solteironas, um filme começou a ser exibido na minha memória mostrando a última vez que dirigi Ednaldo do Egipto. Foi em “As Fãs de Frank Sinatra”, de José Maria Rodrigues, também a história de duas solteironas apaixonadas pelo cantor americano, confundido por elas com um corretor de imóveis interessado na venda do apartamento. Antes que alguém imagine coisas, o texto de Tarciso nada tem a ver com o de Zé Maria, a não ser o título parecido. A lembrança veio por conta de ter sido a montagem mais inusitada de todas que realizei nesses mais de cinqüenta anos de teatro. É melhor começar a contar do começo, para não se perder o fio da meada.

Foi em 1982 que Ednaldo do Egipto convidou-me para dirigir “As Fãs de Frank Sinatra”, de José Maria Rodrigues Monteiro, seu amigo pessoal e naquela época fazendo teatro no Rio de Janeiro. Zé Maria também era meu amigo e durante a década anterior, quando ainda morava em João Pessoa, o havia dirigido em dois espetáculos: “Viva a Nau Catarineta” e “Pedro Corredor”. Escolhemos o elenco: Anunciada Fernandes e Zezita Matos nos papeis das duas irmãs e o próprio Ednaldo, no de corretor de imóveis. Haviam também mais dois papeis menores que a memória já não me permite lembrar quais eram.

Tudo corria bem e estávamos nos ensaios finais, de afinação, quando se deu a melódia: havia uma cena onde uma das irmãs ( a vivida por Anunciada Fernandes) fazia menção de pegar nas "partes" frontais do corretor (Ednaldo) e este recuava, evitando assim que ela alcançasse o seu intento. Num dos últimos ensaios Ednaldo não recuou e Anunciada alcançou o objetivo da personagem.

Foi uma confusão dos seiscentos diabos, com Anunciada acusando Ednaldo de não ter recuado propositadamente e Ednaldo justificando como um erro de tempo na ação. Enquanto Anunciada esbravejava, Ednaldo ia ficando vermelho. E explodiu: “Se eu fosse Alain Delon, Elpídio Navarro ou Zé Bezerra, você não estaria reclamando nada!” Aí acabou de complicar. Anunciada entregou o papel e retirou-se do elenco. Ednaldo, que era o produtor do espetáculo, não esmoreceu e chamou Lucy Camêlo para substituí-la. Outra excelente atriz, que nunca se furtou a socorrer elencos desesperados. E também foi essa a última vez que dirigi Lucy.

Anunciada Fernandes não perdeu tempo e reuniu outro elenco e foi montar a mesma “As Fãs de Frank Sinatra”, com o propósito de estrear, como vingança, no mesmo dia da nossa. E aconteceu: uma montagem no Theatro Santa Roza e outra no Teatro Lima Penante. E no programa da encenação de Anunciada dizia: "Direção de Anunciada Fernandes baseada na Direção de Elpídio Navarro”.

elnavarro@eltheatro.com

Nenhum comentário: