sexta-feira, setembro 08, 2006

CRÔNICA DE DOMINGO

Vejam vocês: encontrei em meus arquivos implacáveis esta crônica de Valdez Juval datada de 27-07-2003. Como o conteúdo continua atualíssimo não resistí a tentação e a compartilho com todos. E pensar que corremos o risco serio de mais ... Deixa pra lá! Outubro vem aí. Hugo

Valdez Juval

ATÉ QUANDO?
Decepção! O que vemos e sentimos agora é um retrato triste de uma esperança frustrada. É o mesmo que nos prostrarmos diante de um espelho e comungarmos momentos de retorno; volta melancólica de um passado que ninguém quer reviver.
E relembramos um regime militar ditatorial, uma inércia de um Sarney, um confisco de um Collor, uma desesperança de um Fernando.

Ficamos sonhando para que, um dia, alguém pudesse vir salvar a Pátria.
E o povo acreditou. Acreditou em tudo o que foi dito. Ficou aguardando as mudanças prometidas. E as esperanças renasceram.
Por pouco tempo a demagogia barata se propalou.

Formou-se um Ministério sem preparo, contraditório e ridículo, chegando a culpar os nordestinos da fome e da miséria do País, oferecendo peixe, mas não sabendo ensinar como pescar. Assim mesmo o povo colabora. (Em termos, nova campanha dê ouro para o bem do Brasil).

Lembremos dos que convocam os pobres e ignorantes para que façam invasão na promessa de que chegando primeiro serão os beneficiados.
Recordemos ofertas de milhões de reais para tantas coisas ao mesmo tempo em que ninguém sabe se um dia chegarão ao destino. Até o funcionário público sonhou com a glória e o prazer de ter um aumento de salário depois de oito anos... Ridiculamente recebeu um por cento.
E que dizer da proibição de se protestar, um direito de todos e tão defendida no passado pelos atuais dirigentes, barrando-se pela força. A própria casa legislativa vive subordinada a um deus qualquer que usa máscaras tão sujas e feias que jamais seriam fabricadas até para um carnaval medíocre.

Ainda teríamos que falar sobre a Previdência, uma reforma necessária, mas em termos justos, não esquecendo que não adianta se arrecadar mais para continuar deixando nas mãos dos ladrões e sonegadores.

É muito mais fácil tirar dos que são obrigatoriamente bons pagadores como tão bem se pratica na arrecadação do imposto de renda.

Quanto às viagens... Parabéns, Presidente. O recorde já é seu.

Uma advertência para as pessoas do bem, os pacatos do Brasil: Cuidado! A baderna começou. As casas, as estradas, os campos, estão sendo invadidos com a devida omissão e proteção dos poderosos chefões. Não sabemos em que abismo vamos cair.
Uma pergunta apenas, adaptando a frase de Cícero:

"ATÉ QUANDO ABUSARÃO DE NOSSA PACIÊNCIA?"

Nenhum comentário: