domingo, janeiro 14, 2007

CRÔNICA DE DOMINGO - PARAPSICOLOGIA

VALDEZ JUVAL

De algum tempo venho pesquisando sobre Parapsicologia, querendo entendê-la como ciência. A busca, na verdade, me levou a inúmeras e duvidosas indagações, mesmo sem fugir da definição principal de estudo acadêmico de certos eventos raros, associados à experiência humana. Seria como tendo um objetivo, a principal interação extra-sensório-motora entre o ser humano e o meio.

Conclusão básica a que cheguei é que, na verdade, ela não é um instrumento para defesa ou ataque de credos religiosos, todavia existem profundas divergências entre os parapsicólogos e os espiritualistas

Os primeiros se preocupam em estabelecer a verdade dos fenômenos, exercendo controles às vezes tão rigorosos e exigências operacionais tão difíceis de serem atendidas, que teriam, sem dúvida, o efeito de inibir os fenômenos ou tornar impossível a sua pesquisa. Já os espiritualistas apenas procuram enquadrar a maioria dos casos na categoria de sua preferência. Existe sim, radicalização.

Vou estudar mais para voltar ao assunto e conversar com os que se interessam sobre a matéria.

011406 .........................................

O AUTOR é Bacharel em Direito (Promotor de Justiça), com Licenciatura em Pedagogia e créditos em Sociologia, Filosofia e Psicologia Educacional com inscrição no Inst. De Pesquisas Psicobiofísicas no curso de Pós-graduação (latu senso) em Parapsicologia.

Nenhum comentário: