segunda-feira, janeiro 22, 2007

A SINA MALDITA

Respeitável público:
Que o Guy Joseph é um excelente fotógrafo não é nenhuma novidade. Agora, para nossa surpresa, ele acaba de retirar do seu cinto de utilidades mais uma das suas habilidades. O que Guy faz, é muito bem feito. Seu recente livro "Terra da Gente, Paraíba" é a melhor prova disso. Além do mais, ele é meu primo. Seja bem vindo meu caro. H.C.

Guy Joseph


Parece ser uma verdadeira sina maldita, o que acontece com o Brasil, desde os primórdios do nosso descobrimento, colonização e república. Não podemos esquecer que a corte portuguesa, tinha o Brasil como um quintal para a pândega, o roubo e a safadeza. A Corte aqui chegou, com o rabo entre as pernas, fugindo de Napoleão. Imaginava D. João VI, que logo voltaria para a “terrinha” e que devia aproveitar as férias forçadas para relaxar. A portuguesada, sem nenhum compromisso com o Brasil (a não ser foder as índias e as negras escravas), fazia de tudo para se divertir e encher a cara e os bolsos. Os contrabandistas e ladrões de madeira eram denominados de "brasileiros", embora fossem portugueses, os “felas”. Herdamos o epíteto de brasileiros e nos fizeram Nação independente (eu disse independente? Foi mal...). Depois, veio a abolição da escravatura, mal feita e cruel, abandonando os negros escravos, à própria sorte. Sem emprego, sem capacitação e discriminados, foram condenados a sobreviver nas piores condições de pobreza, chegando aos dias atuais fazendo parte da superpopulação das favelas brasileiras. De repente, me ocorre que a raiva centenária (reprimida), dos oprimidos negros, agora está explodindo nas ruas das grandes cidades.

Proclamamos a república, com seus marechais e que tais. Depois, vivemos a ditadura com Getúlio, que governava com mão de ferro e era chamado de “pai dos trabalhadores”, pela mesma massa ignara, que sempre bate palmas para os demagogos de plantão.

Passados alguns poucos anos de refresco e tome mais uma ditadura. Dessa vez, militar! Quase trinta anos, sob o tacão dos generais, mas ganhamos a copa do mundo e ficamos livres dos “comunistas”. Esse é um País que vai pra frente...

Agora, chegamos aos dias atuais e estamos vivendo essa merda de governo Lulla-lau, que deve se perpetuar, com a ajuda do Bolsa Família... é mole? Até 2011. Puta-que-pariu! O que mais, falta para nos acontecer?!

Parem “esse País”, que eu quero descer!

Visite o site: Terra Paraíba
Conheça o blog: Banco da Imagem e do Som
Visite o blog: Terra da Gente Paraiba - o Livro

Nenhum comentário: