domingo, janeiro 28, 2007

RECUERDO 17 - É TUDO VERDADE

HUGO CALDAS

"Dezesseis juízes sob investigação em Pernambuco."
"Magistrados estariam envolvidos em irregularidades desde falta disciplinar a fraude financeira." "Quatro acusados estão foragidos, três no Pará e um em Pernambuco."
"Juiz preso por golpe milionário em Salgueiro."
"Mais oito pessoas presas na RMR e no Pará tentaram fraudar títulos avaliados em R$ 89 milhões. Também são acusados de participar do crime advogados e uma ex-juiza."
"OAB do estado suspende registro de dois profissionais."

Estas são algumas das recentes manchetes dos jornais de Pernambuco.

Realmente não entendo o que se passa "neste país". Ou melhor, entendo e muito bem. Já lá se vai o tempo em que se dizia "decisão judicial não se discute". Cumpre-se". Tal era o respeito que tínhamos pelos juízes e demais autoridades. Infelizmente, hoje não é mais assim. Instalou-se o caos. A Lei do Gerson corre solta. A impunidade se tornou regra. O exemplo vem de cima.

Como dizia Ruy Barbosa, a pessoa parece sentir vergonha de ser honesto. Honestidade se tornou sinônimo de babaquice. Mas, francamente, como aceitar uma decisão judicial expedida por um cafajeste desses?

Isso tudo vem à propósito de uma história muito edificante que passarei a lhes contar. Tudo é absolutamente verdade como no filme do Welles. Claro e evidente que o nome aqui citado é fíctício. Não sou maluco nem nada, mas o caso aconteceu como abaixo relatado.

Há uns vinte e tantos anos envolvido na minha rotina de trabalho, qual seja, aulas particulares de inglês ao digamos, Dr. Rogerio, advogado bastante conceituado no meio, quando um belo dia ele, apesar de se sentir satisfeito com o progresso conseguido, já havia viajado por duas vezes à Inglaterra e assegurava-me ter se saído muito bem. Argumentou que gostaria de interromper as nossas aulas pois havia se inscrito para concurso de juiz. Precisava então, dedicar todo o tempo possível na melhor preparação do tal concurso. Concordamos e passamos uns oito anos sem notícias um do outro.

Certa tarde o encontro casualmente na Av. Dantas Barreto, bem ao lado do Forum Paula Batista. Corri ao seu encontro, abracei-o dizendo...

- Devo chama-lo dr. Rogerio ou meritíssimo juiz?
- Nem uma coisa nem outra, meu caro professor.
- Como assim, que aconteceu? disse eu já advinhando algo fora do normal.

- "Ao interrompermos as aulas e para me dedicar de corpo e alma ao concurso, comecei a me enturmar passando a frequentar tudo quanto era foro e tribunal de justiça. Logo, para o meu maior desapontamento, terminei descobrindo que existe uma lista de preços (propina) que vai do oficial de justiça ao juiz. A terrível descoberta foi uma ducha de água fria na minha cara, na minha alma e no meu coração. Achei melhor desistir de tudo, tão envergonhado me sentí.

- Fiz um acordo com as empresas para as quais trabalhava como advogado e apanhei o meu FGTS que deu uma boa soma. Com esse dinheiro comprei uma loja de material de construção na Av. Norte e não quero ver na minha frente nada que me lembre, mesmo remotamente, Lei, Justiça, Juizes etc. É o meu "Jus Esperneandi". Estou vivendo bem melhor. Cabeça fria, e altiva, vou duas vezes por ano à Europa e agora os meus dois filhos que eventualmente me substituiam quando das viagens, assumiram de vez o negócio. Leis, Direito? nunca mais!"

Terminamos a conversa, já a tarde se fazia noite, no Bar Savoy, enxugando algumas canecas do precioso líquido. Quando dito precioso líquido ainda era honesto. Sem água. Nos despedimos com um longo e fraternal abraço. Nunca mais o ví.

Soube por um dos seus filhos, que ele, Rogério, havia se mudado definitivamente para Portugal. Ao que consta, comprou uma quinta lá pelos arredores de... deixa prá lá! Leva uma vida correta, honesta e não morre de saudades de Pindorama.

hugocaldas.blogspot.com
newbulletinboard.blogspot.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Dom Hugo Caldas: grato pelas suas palavras generosas, a meu respeito. Não sei se as mereço, mas, vamos em frente!
Você ja "se tocou" de que o seu blog está consolidado e que cada vez cresce mais? E a qualidade do conteúdo, nos faz ainda ter esperanças. No começo, as maiores dificuldades...parece que foi ontem... parabéns, meu caro!
Abraços
Guy Joseph

Neiza Teixeira disse...

Hugo, muito boa escrita, mas, infelizmente, péssimas notícias deste Brasil, que a gente ama muito mais quando está longe. Belo Blog.
Neiza

Hugo Caldas disse...

Profª Neiza
Um comentário vindo de Vosmicê só me faz feliz e dá forças para continuar. Mesmo morando em um país virtual como o que eu vivo. Obrigado, mesmo. Hugo