domingo, julho 15, 2007

PESQUISAS, URUCUBACAS,VAIAS, VACAS FARDADAS, SEXTA-FEIRA 13



HUGO CALDAS

Dizem as "pesquisas" que o atual desgoverno federal tem uma aceitação acima dos 64%. Outros institutos dizem que 68,4 mil jovens com idades entre 18 e 29 anos ingressam nas prisões brasileiras por ano, quando na verdade deveriam ingressar nas escolas. Por outro lado, apenas 43,2 mil pessoas dessa mesma faixa etária deixam as prisões no mesmo período de um ano. Se trouxermos os cálculos para a média diária, teremos 187 jovens metidos na cadeia a cada 24 horas. Isso significa que, o número de entradas é 58% maior do que o de saídas. O levantamento foi feito pelo Ministério da Justiça e integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci - (mais uma sigla odienta) apresentado dia destes ao apedeuta. Sinceramente, será que pelo menos parte da fortuna gasta e superfaturada no PAN - cerca de R$ 1,8 bilhão não teria sido melhor empregada, (sem falar nos mensalões, etc, etc, etc, e tal). Bom, deixa pra lá. E você, acredita em "pesquisas"?

A urucubaca da sexta-feira, 13
Covenhamos que levar monumental vaia em rede nacional, transmitida para vários países do mundo, foi realmente a urucubaca glorificada. Isso não é pra todo mundo, não!. Apenas poucos "estadistas" foram devidamente urucubacados com tal mimo. "Menas a verdade"? Agora, bem ao pé do ouvido, por onde andam os 64% de aprovação do espiroqueta? Será que apenas 36% dos desgostosos fizeram o constrangedor estrago? Eram, por baixo, umas noventa mil almas para assustar a canalha. A conferir! E você, ainda acredita em pesquisas? O energúmeno encarregado das pesquisas ainda não foi preso? Pé de pato, mangalô três vezes!

A Vaca Fardada
"Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso.."

Sábias palavras. Alguma idéia de quem as proferiu? Ninguém mais, ninguém menos do que o General OLYMPIO MOURÃO FILHO, em seu livro "Memórias: a verdade de um revolucionário". Porto Alegre, L&PM, 1978. Pag. 16. Resenha na Veja.
O General Olympio Mourão Filho não conheceu o meu , o seu, o nosso apedeuta. Mas os fatos atuais mostram a exatidão e a veracidade do seu premonitório conceito. Certa vez, em entrevista, o general se declarou "uma vaca fardada".

Pois é, meus caros. Isso tudo é a história acontecendo, passando. Guardem bem esses momentos. O fato é que eu daria tudo para ter presenciado a urucubaca caindo de carapuça na cabeça desses cretinos. Digo-vos que detesto qualquer tipo de jogo, mas apenas em ver pela TV já me fez um bem danado. Tenho dormido sorrindo, malgré todas as muriçocas de Boa Viagem. Ter participado e tomado parte no acontecimento do ano então, teria sido a maior glória. Porém existe algo que ainda não consegui entender. Nos tempos de estudante, quando havia a ameaça, ou efetivamente a vaia se consumava, nós refutávamos cantando o Hino Nacional. Ainda guardo na memória a primeiríssima ocasião em que vivenciei a experiência avassaladora. Foi na solenidade de abertura de um festival de teatro de estudantes no Teatro de Santa Isabel, no Recife. Um malfadado político, mal amado da pátria, pretendeu usar a ocasião a fim de obter dividendos politiqueiros. Maior vaia. Grande susto, enfim dissipado quando Paschoal Carlos Magno, presidente do festival, começou a entoar o hino. Daí a pouco o teatro todo estava cantando e tudo foi se acalmando até desaparecer por completo. Ainda hoje fico arrepiado, só em lembrar. Pergunto-vos, aconteceu algo parecido no Maracanã? Não! Bem se vê que o apedeuta e sua corja não têm mesmo a aprovação dos "mirrados 34%" que fizeram todo o alarde da última sexta-feira 13.

newbulletinboard.blogspot.com
hucaldas@yahoo.com
hucaldas@gmail.com

Nenhum comentário: