sexta-feira, dezembro 07, 2007

O anjo de minha rua


Anco Márcio de Miranda Tavares

Eu sou feliz por que na minha rua mora um anjo. É uma menina de uns dez pra doze anos, que tem Síndrome de Down, e anda numa cadeira de rodas. Nem fala nem ouve. Apenas vê. Minto. Seus olhos falam. Ela começou a passar pela minha casa com sua cadeira de rodas empurrada por uma babá e acenou pra mim.

Um aceno meio desengonçado, pois ela não tem firmeza nos braços, mas um aceno de amiga, de quem quer ser amiga. Me aproximei dela, sorri, ela sorriu pra mim e ficamos amigos. As grandes amizades do mundo nascem assim, de um sorriso. Agora, todas as vezes que passa na minha casa, pára e ficamos olhando um para o outro.

Dia desses ela estava meio irritada por que sua boneca havia perdido uma perna. Sou meio desajeitado para essas coisas, mas como era para minha amiga, me esforcei e recoloquei a perna no lugar. Ela me devolveu o seu sorriso de anjo e abraçou sua boneca com amor. E eu fiquei feliz.

A babá me contou que ela nasceu assim e que seus pais lhe querem muito bem. Omitirei seu nome. Eu sei como é, mas não foi ela que me disse nem autorizou a dizer. Sei que ela nunca vai ler isso e se alguém ler para ela, não vai escutar e se escutasse nunca entenderia. Mas a menina poderia ser minha filha.

Dia desses colhi uma flor silvestre que nasce no meu jardim e dei para ela. Fui presenteado com o mais bonito dos sorrisos e me senti muito feliz. Fiz essa amiga e pretendo guardá-la para sempre no meu peito. Nunca mais quero perder de vista essa menina meio deformada, que não fala nem ouve, mas me faz tão feliz...

Ela é o anjo de minha rua. Ninguém tem sua pureza nem seus gestos inocentes e meio tortos. Eu poderia chamá-la de anjo torto, mas seria maldade. Deus é assim... Eu moro só... Aí Deus com certeza teve pena de minha solidão e me mandou um anjo sem asas e de sorriso torto... Mas acima de tudo um anjo...

Nenhum comentário: