sábado, dezembro 08, 2007

Poucas & Boas


Hugo Caldas

Tempos atrás, uma emissora de rádio aqui do Recife, apresentava em programa humorístico, uma crítica irreverente e burlesca dos fatos ocorridos durante a semana.

Chamava-se "É verdade ou não é?" E iniciava com o apresentador cantando em tom farsesco, as seguintes rimas:

É verdade ou não é
O repórter não se engana
É uma reportagem feita durante a semana
É verdade ou não é....

- Tentarei portanto, seguir-lhe a trilha nestes tempos lastimosos.-

MAZELAS & MAZELAS
Pindorama, segundo recente pesquisa efetuada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entre 57 países, ocupa o desmoralizante lugar de nação com o pior nível de educação dos seus estudantes de 15 anos. A referida pesquisa, que será publicada detalhadamente na próxima semana, mostra ainda que o Brasil está, na frente unicamente, pasmem, da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão, (o que vem a ser isto, Deus meu!). O teste avaliou o conhecimento em ciências, capacidade de leitura, rudimentos de matemática e, como os estudantes empregam todo esse conhecimento a fim de encontrar a solução dos problemas diários. O estudo conclui que os resultados têm confiabilidade de 95% e que o Brasil, aleluia, se encontra entre as posições 50 e 54. Não é uma maravilha de beleza? Como chegamos a essa situação constrangedora? É nisso que dá o tal "Ensino Continuado" onde é proibido dar notas baixas e muito menos reprovar para não traumatizar o mau estudante. Já contei, aqui mesmo neste espaço, que á época do curso primário, tomava mil beliscões e ficava com a cara na parede de castigo e nem por isso fiquei (acho eu) traumatizado, coisa nenhuma. Para mim a escola era, como já disse o poeta, "risonha e franca." Mas a gente estudava e fazia bonito.
Hoje a prática é a autoridade educacional desprezar, ignorar o professor, que tem de escolher entre botar comida na mesa ou comprar livros de consulta. Nosso professor, desgraçadamente, tem de trabalhar em dois ou mais lugares, com carga horária exaustiva, salário infame, e ainda é, via de regra, obrigado a conviver com a indisciplina e o flagrante desinteresse dos alunos, dos pais, da comunidade, do governo e da sociedade como um todo. Há casos comprovados de espancamento de professores por alunos e seus familiares. Nos meus tempos de ginásio se respeitava o professor por tudo o que ele representava. Ganhavam bem, acredito. Nunca vi em sala de aula, nenhum dos meus professores de sandália havaianas ou usando camiseta de algum bloco carnavalesco. Professor mal treinado é uma tragédia. Ontem mesmo vi pela televisão, uma professora se queixando "por que as autoridades não verem a situação dos mestres"... Ela tem culpa? Claro que não! É como disse acima, ou come ou estuda, para ensinar. Infelizmente, ainda por cima, temos esse péssimo hábito de comer três vezes ao dia. Vi, também o Secretario da Educação falar que já havia providenciado uma "bibilhoteca" para a escola tal... Ele tem culpa? Claro. Secretário da Educação deve pelo menos ter educação. No sentido restrito da instrução mesmo! Nesse último feriado, a televisão exibiu um jovem, que ao ser perguntado sobre o significado da data, respondeu que o 15 de Novembro foi o dia em que "um cara aí levantou uma espada e gritou Independência ou Morte". As outras pessoas ao redor, argüidas, não tinham a mínima idéia do que se tratava. Só falavam no feriadão. Não é trágico? Está achando pouco? Espere só o que vai resultar desse programa velhaco das "Cotas Raciais." Hoje mesmo a imprensa informa a qualidade lastimosa das nossas Escolas de Medicina. Há muito sabemos que a OAB vê-se na obrigação de reprovar advogados recém-saídos das nossas faculdades. Entretanto convém não desesperar. O alunado não sabe, nem entende coisa alguma, porém teremos uma bela safra de candidatos à Presidente da República. O futuro assim dirá.

DIREITA IMPIEDOSA
O senhor Lula da Silva afirmou hoje, na sua habitual arenga, que a direita não tem piedade. Vociferou severas críticas aos senadores da oposição que ameaçaram votar contra a prorrogação da CPMF. Ele deixou claro também que vai cobrar dos governadores, caso o tributo não seja aprovado, que eles visitem casa a casa para mostrar quais foram os senadores que votaram contra a prorrogação do tributo dito provisório. O engabelador está mordido porque é com esse dinheiro que a camarilha sustenta os programas assistenciais, coisa que já era caduca nos tempos de Getulio Vargas. Antes ele era contra mas agora "prefere ser uma metamorfose ambulante"... Pobre Raul Seixas.

POR QUÉ NO TE CALLAS?!
O Chanceler Amorim, aquele mesmo que disse preferir nossos diplomatas conhecendo a História do Brasil do que falando língua estrangeira. Pois é, ele mesmo, o Amorim, perdeu mais uma bela oportunidade de ficar calado. Na segunda-feira deitou falação elogiando o espírito democrático do Hugo Chavez ao reconhecer a derrota sofrida no plebiscito. Primeiro não era para elogiar coisa nenhuma. Democracia é isso mesmo. Quebrou a cara, depois que o Bufão se arrependeu e disse em alto e bom som que a vitória dos seus adversários fora uma "vitória de mierda!" O detalhe foi que ele, Chavez, voltou a envergar a camisa verde-oliva. Com a vermelha por baixo. Melancia...! Estão lembrados?

TEMOR
Temo por um tal general venezuelano que antes, amigo do falastrão Chavez, versão tupiniquim do Mussolini e depois, rompendo em tempo hábil, terminou por pedir votos para o "Não". Temo também pela ex-senhora Chavez, que chegou a ir à televisão pedir desculpas ao povo e desaconselhou o voto no "Sim". Chavez afirmou que entrará com ação judicial contra ela, pela guarda do filho menor. Como disse acima temo que ambos sofram algum acidente ou infarto do miocárdio, no melhor estilo da famigerada "Operação Código 12." Marquem as minhas palavras.

CRIME DE RICO

Nove pessoas morreram durante um tiroteio em um shopping-center, na cidade de Omaha, no estado de Nebraska, USA. De acordo com a CNN, morreu gente e pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital. Testemunhas disseram que ouviram cerca de 20 disparos com muitas vítimas caídas pelo chão. Não me venham com a ladainha da questão social... Por favor! Dessa vez o assassino não foi nenhum imigrante coreano. Isso é crime de rico mesmo. O cara queria apenas ficar famoso! Ficou?

PODE?!
E por fim, mas não menos importante, recebi do Sr. Hortelino Trocaletras, servidor e aspone da SEALOPRA a nota abaixo:

(para ler castigando no sotaque)

"O ministras extra-ordináry of Assuntas Estratégicas of do Presidências do Repúblicas, Robert Mangabeiros Unger, ficará afastated da cargo por quase uma mês, para tratamentos do saúdes. O despatch presidential do exposition de motivas foi published today no Diária Oficiales do Union. O afastation será a partir de domingas, dia 9, hasta 5 de january."

hucaldas@gmail.com

Nenhum comentário: