terça-feira, janeiro 01, 2008

AINDA É NATAL...!


Liana Alcantara

Que a luz do eterno baile transformador de tudo que existe, do que sabemos e do que não conhecemos, nos fortaleça a todos com esperança de que se escrevemos nossa história baseando-se no que está bem para si mesmo e para os demais, saberemos que aqui nesse mundo ou em outra dimensão da existência de tudo, estaremos sempre melhor que antes.

Seguindo o eterno movimento divinizante do universo! Seguindo a sabedoria da vida! Entendendo que as NOSSAS verdades não são eternas e nem únicas. Os paradigmas são efêmeros. O que se aprende logo teremos que desaprender para sermos mais saudáveis, sábios e para deixar entrar o novo e não morrermos de rigidez generalizada.

Entender que o universo sempre caminha para a transformação, renovação, evolução. Entender que na luta que edifica o bem comum e respeita as diferenças, aí está a boa batalha. Sei que todas estas palavras que estou escrevendo são uma pura redundância. E soam a uma mera repetição enfadonha.Tudo é tão óbvio e tão comentado de várias maneiras, tantas vezes e por tantas pessoas. E é por isso mesmo que repito, pois parece-me que a raça humana age por repetição insconsciente de tudo, pelo menos na maioria dos casos, e dessa forma batendo na mesma tecla e sendo até mesmo piegas, tenho esperança de que o homem imite nossas eternas retóricas do bem viver, bem querer, bem pensar, bem fazer, do não
"emburrecer".

Vejamos se assim mudam essa rigidez comportamental difusa em todos os povos.Crescente "desenvolvimento e crescimento" desde o ponto de vista do que é aceito como "razão humana". Crescentes guerras, violência,injustiça, intolerância, egoísmo, hipocrisia, "mesmismo" histórico. Crescente racionalização robotizada, crescente desamor próprio e pelos outros seres. Crescente falta de identidade HUMANA. Tantos sinais físicos que apontam o caminho à evolução e a humanidade decaindo embriagada por um surrealismo capitalista que apenas objetiva aumentar seus exércitos de marionetes, mais e mais. E seguimos perdendo o rumo e indo atrás de não sei quê, seguindo a corrente do não sei pra onde, mas vão me levando.

Por quê?

Acho que é porque as pessoas repetem alienadamente os mesmos erros e a mesma insensatez disfarçados de verdades absolutas. Creio que temos que começar tudo de novo. Ao menos eu e tu Hugo que estamos lendo tantos devaneios existenciais desta humilde amante da vida, que teima em acreditar que pra o ser humano ainda tem jeito, porque acho que em essência somos mais bons que maus.
O que passa é que um dia, não sei quando, pois cada um terá o seu, nos perdemos de nós mesmos e daí distorcemos o verdadeiro sentido de existirmos no contexto deste planeta.

Por isso digo, que temos que começar tudo de novo, à luz de novas, criativas e revolucionárias idéias. Seria a era da revoluçao MENTAL como artífice principal de uma nova realidade. Amanhã seremos paridos outra vez pela vida, e reeducaremos a nós mesmos com mais autenticidade, e não porque nos digam para sermos assim ou assado. Reeducaremos filhos, netos, parentes amigos e todos os desconhecidos, qualquer um. Um cachorro, um gato, uma barata, um rato,um leão. Nossos respeitos por todas as formas de vida. Do elétron ao infinito das galáxias. Nossos respeitos a toda forma de energia. Amaremos mais, como se hoje fôsse o último dia de nossas vidas atuais. Amaremos mais a nós mesmos e a qualquer pessoa ou coisa que apareça em nossa frente. Me abraçarei com uma linda árvore frondosa, mais vezes. Quanto tempo que não faço isso? E será um abraço de amor, de troca de energia renovadora, de limpeza do ser, em sua totalidade corpo, mente, espírito e contexto psico-social.

E dirão:

- Que louca essa mulher agarrada com uma árvore, ah ah ah, pobrezinha que piração.

E eu responderei a essa pessoa:

- Querida não vês que abraçando essa árvore, estou abraçando a ti e a mim mesma? E a convidarei para nos abraçarmos as três juntas, e assim entenderemos o AMOR UNIVERSAL! Tentando tocar o vento, tocaremos a sensatez dos homens. E nos curaremos a todos de nossas cegueiras!

Adoro uma frase de Lao-tsé do livro do tao chinês que diz mais ou menos assim:

"Se queres alcançar o conhecimento acrescente coisas todos os dias.
Se queres alcançar a sabedoria destrua coisas todos os dias".

Entao a Proposta é:

Recriemos o planeta como co-autores das leis da mãe natureza. Deixando-a que nos conduza suave ou fortemente, como a ela pareça mais conveniente. Tudo que seja anti-natural, rejeitaremos. Temos que regressar ao princípio de nós mesmos, às nossas origens. À mesma natureza, ao mesmo universo e rejeitar tudo que nossa mestra terra diga que é anti-natural. O que não oprima o ser, não o martirize, traumatize, bloqueie, cegue, o que não o entristeça, o que não o enferme holística e socialmente, o que não corte o livre pensar e criatividade, o que não corte as infinitas possibilidades de ser, estar e existir. O que não robotize o coração, o que não provoque dor da carne, da mente e do espirito em um ser vivo.

Sejamos NATURAIS, HUMANOS, INTELIGENTES e AMOROSOS!

Bem, e pra completar essa viagem "zen"de tua "cumade aqui", imagine que estou aí de teu lado, te abraçando. Vês que estou aí? Sentes agora que luz tão forte geram as boas amizades e os laços que temos, os seres humanos, entre nós mesmos, com a natureza, e com tudo que existe? E que FORÇA tem essa verdade?

A isso me refiro. Não se toca, não se vê... Mas existe e sentimos! Daí podemos revolucionar e recriar o que queiramos. Assim de simples. As complicações não são da vida, são das pessoas. E para mim é só mudar o foco existencial para as coisas que realmente são importantes no ato de viver.
E "bingo" para todos nós!

Um abraço enorme e um 2008 super, hiper, ultra FELIZ!!!!!



Liana é nossa correspondente na Espanha.

Nenhum comentário: