domingo, fevereiro 10, 2008

ECOS DE MOMO


Hugo Caldas

Semana do carnaval para velhotes nada serelepes que nem eu, é para ficar em casa vendo televisão a cabo. Assistindo o que? Documentários, ora. Ah, vi uma porção deles, cada um mais interessante e instrutivo: Vi, por exemplo, um sobre os eunucos da Índia. Pode haver assunto mais excitante? Outro, sobre Oscar Niemeyer e seu endeusamento. Pois é, nem tudo são pérolas. Mais outro sobre sobrevivência na selva amazônica, que me será de grande ajuda se algum dia eu me encontrar perdido no emaranhado da floresta tropical. Cada um mais edificante. Só faltou mesmo um filme sobre "El Misterio Fenomenal Y Surrealista de la Mesita de Noche". Ah, desencavaram do fundo do baú, "Limite," filme de Mario Peixoto que vi mais uma vez e mais uma vez detestei.

No meio disso tudo pegava o controle e ia de vez em quando à Sapucaí. Se estivessem reprisando o carnaval de 1981 seria a mesmíssima coisa. Tudo igual, que nem caminhão carregado de japoneses. Samba enredo, então é aquela eterna ladainha repetitiva. Custa a crer que os cariocas realmente gostem daquilo. Tenho cá minhas dúvidas. Masoquismo puro.

O balanço do carnaval do Recife que foi divulgado na tarde da quarta-feira ingrata pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos é esclarecedor. No tocante à depredação de veículos coletivos, a totalização mostrou alguns itens que foram alvo de vandalismo. Alçapão de teto, borracha das janelas, chapa da carroceria externa, quebra-vento, etc. Por essa razão, houve aparentemente um aumento de veículos danificados em relação aos anos anteriores. No ano passado, foram 170 ônibus avariados, 1.210 itens depredados com prejuízo de 84 mil. Este ano, 295 ônibus foram depredados na Região Metropolitana. O número de peças avariadas foi de 965, perfazendo um prejuízo de mais de 70 mil, o que chega a equivaler a 44 mil passagens nos principais itinerários.

A Polícia Rodoviária Federal divulgou também o seu balanço. Da meia-noite da Sexta-Feira Gorda até a meia-noite da Quarta-Feira de Cinzas foram registradas oito mortes nas estradas, número inferior ao do mesmo período do ano passado, quando dez pessoas morreram. No entanto, o número de acidentes passou de 84 em 2007 para 91 neste ano. O número de feridos também cresceu: 84 feridos no ano passado e 90 neste carnaval. Ao todo, quinhentos policiais estavam de serviço durante a Operação Carnaval.

Para arrematar digamos que no último dia:

Tivemos duas mortes conhecidas. Nove veículos roubados. Quatorze lesões corporais. Onze assaltos. Cento e vinte e dois furtos. Um arrombamento. Quatro acidentes de automóveis. Um atropelamento. Uma tentativa de estupro. Uma invasão domiciliar. Queimaduras graves em sete pessoas. E de leve, 350 toneladas de lixo.

Pensam que a fuzarca acabou? Ledo engano. O fôlego dos foliões pernambucanos é que nem as sete vidas do gato. Não termina nunca. Neste domingo, dia 10 por exemplo, a Zona Sul do Recife ainda mostra tradicionais desfiles programados para elevar a moral de quem ainda não se conformou com o final da farra. Em Boa Viagem, vai sair entre outras, o Camburão da Alegria, troça formada por policiais que trabalharam durante o reinado de Momo, e que arrasta uma multidão de pelo menos 250 mil almas perdidas.

Aqui, mercê do carnaval "Multicultural," temos também Escolas de Samba. Se é que se pode chamar aquele constrangimento de escola de samba. Uma pobreza franciscana. Mas "Gigantes do Samba" foi a campeã este ano. Dava pena ver as alegorias, passistas, porta-estandarte, e até uma rainha de bateria gordinha que só ela mesma.

E por fim, mas não menos importante:

Trinta e uma mulheres serão devidamente excomungadas pelo Arcebispo Dom José Sobrinho por haverem usado a Pílula do Dia Seguinte.

hucaldas@gmail.com

Nenhum comentário: