quinta-feira, fevereiro 14, 2008

No meu tempo eu vi tudo que tinha direito



Anco Márcio de Miranda Tavares

Eu vi Aldrin, Collins e Armstrong pisarem na Lua numa noite em que tomamos um banho no tanque da construção do Viaduto Damásio Franca. Vi Joâo Pessoa sendo agitada pelas filmagens de Menino de Engenho, vi e participei das saudosas Semanas de Teatro do tempo do teatro sério.

Vi os quatro rapazes de Liverpool fazendo música como até hoje ninguém fez, vi as saias subirem sob as ordens de Mary Quant, vi as jovens tardes de domingo da Jovem Guarda sob o comando de Erasmo e Roberto, vi o mestre Chacrinha buzinando as massas, vi Gil e Caetano aparecendo para o Brasil.

Vi Brigitte Bardot quase nua sob a direção de Roger Vadin, vi o nascer e o morrer da nouvelle vague do cinema francês, vi Sophia Loren dançando feito uma cobra em "A Mulher do Rio," o primeiro filme censura 14 anos que assisti escondido no cinema Rex. E vi todos os cinemas.

Conheci Plaza, Municipal, Rex, Santo Antonio, Felipéia, Brasil, Astória, Bela Vista, São José, São Pedro e mais alguns outros. Vi o Ponto de Cem Réis sendo destruido para dar origem a esse monstrengo de hoje, vi a minha pátria sendo tomada pela extrema direita e sendo dominada pelas botas dos generais.

Vi Rita Cadillac balançando a grande bunda em preto e branco sob as ordens do Velho Guerreiro, Abelardo Barbosa, lembro do crime do playboy Ronaldo praticado contra Aida Curi, vi Antony Quinn como "O Corcunda de Notre Dame," vi Antony Perkins em "Psicose", vi, com medo, "O Exorcista"

Vi a praia de Tambaú sem tantos edifícios, alcancei o auge dos bares de meu tempo, Elite, Bambú, Hawai, Luzeiro, Casa dos Frios, vi a farsa que foi a morte de Tancredo, cuidadosamente preparada para acontecer no dia 21 de abril...

Meninos eu vi o Sputnik ser lançado no espaço.

Vi e conversei e bebi com o poetinha Vinicius e seu amigo Toquinho, na casa de Creuza Pires. Esses meus olhos e óculos que um dia vão se acabar, quando se fecharem e forem guardados no estojo, terão visto tanta coisa que eu certamente me irei desse mundo com um sorriso de felicidade nos lábios...

Nenhum comentário: