segunda-feira, junho 16, 2008

Maior Besteira


Mais um paraibano dos bons nos chega. Bem-vindo sejas, grande Marcus, ao Blog.
H.C.

MARCUS ARANHA

Qual a influencia que terá no aquecimento global as fogueirinhas de Campina Grande?

A tradição cristã conta que Isabel estava grávida do primeiro filho, que nascido seria no futuro, São João Batista. Sem ter uma parteira que lhe assistisse na hora do parto, combinou como Maria, esposa de São José, que ao sentir os primeiros sinais que iria ter o bebê, avisaria a ela para que viesse em seu auxílio.

Como àquela época não havia telefone, fax, nem e mail, Isabel acertou com Maria que esse "aviso" seria feito através de uma fogueira feita pelo marido dela no cume de um monte, passível de ser avistado da casa de São José. E assim foi...

Em tempos medievais, na Europa, iniciou-se a tradição de acender fogueiras no dia correspondente ao início do solstício de verão, coincidentemente correspondente ao dia consagrado a São João Batista.

Taí... Esse negócio de fogueira no São João é coisa secular, festa e devoção do povo ao santo. Aliás, é exatamente e somente o povo que ainda acredita em santo.

Em Campina Grande, onde se realiza "O Maior São João do Mundo", reuniram-se em audiência no Ministério Público, representantes da Igreja Católica, Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), Associação dos Protetores da Mata Branca do Semi Árido, Agência de Notícias do Direito da Infância, Anjos Socorristas e médicos da região, evento que culminou com o Promotor do Meio Ambiente daquela cidade, proibindo a venda de lenha e queima de fogueiras durante o São João.

Esses luminares da ciência apresentaram forte argumentos científicos e legais para proibir que as fogueiras fossem acesas. Os legalistas citam a Lei dos Crimes Ambientais estabelecendo que qualquer objeto poluidor que agrida a atmosfera ou que cause dano direto a população é caracterizado como crime ambiental. Os médicos argumentaram que a fumaça traz prejuízos à saúde humana. A Diretora Técnica do Meio Ambiente frisa que o órgão abraça a causa da redução do aquecimento global e é obrigado a proteger as florestas.

E acho uma graça...

Porque o Ministério Público não proíbe vender cigarros, cigarrilhas e charutos? Eles produzem fumaça que agride a atmosfera e traz imensos prejuízos à saúde humana, notadamente o câncer de pulmão.

Uma força tarefa já começou apreender a lenha que estava estocada para as fogueiras em homenagem a São João. Alguém do grupo, sentindo-se mais inteligente que os demais, resolveu que toda a madeira apreendida será doada às padarias de Campina Grande. Em troca da lenha essas panificadoras irão doar pães a instituições de caridade.

Aí eu pergunto: é possível as padarias queimar a lenha sem fazer fumaça? E saída das chaminés das padarias, a fumaça não vai poluir a atmosfera? Um graça...

È preciso revisar os superpoderes dessas instâncias. Acabar com uma tradição religiosa secular assim sem mais nem menos, com frágeis argumentos, é despotismo.

Porque os protetores da Mata não cuidam dos desmatamentos feitos para implantação de pecuária? E a Agência do Direito da Infância, por que não pensa que está subtraindo das crianças o direito de brincar o São João vendo uma fogueira acesa?

O argumento da Diretora Técnica da Superintendência do Meio Ambiente é risível; com os Estados Unidos, Japão, China e outros despejando diariamente milhares de toneladas de gás carbônico na atmosfera, qual a influencia que terá no aquecimento global as fogueirinhas de Campina Grande, acesas somente na noite do dia de São João?

E com relação à proteção das florestas que o órgão está realizando, eu pergunto: na Paraíba, aonde é que há floresta?

Todos sabem que o pum do boi libera metano na atmosfera, fazendo crescer o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global; já vejo a hora em que a promotoria de Meio Ambiente de Campina Grande, zelosa na proteção da Natureza, baixa norma proibindo boi peidar.

Campina Grande, agora, além do Maior São João, tem a "Maior Besteira do Mundo".

2 comentários:

Anônimo disse...

Hugão
A propósito da polêmica das fogueiras não me meto, que isso é briga de cachorro grande e eu nem cachorro sou (pelo menos nesta encarnação)... Aline

Huguinho disse...

De fato! Polêmica posta, acho os argumentos extremamente relevantes. O boi que se cuide senão vem rolha por aí!
Hugo Caldas, o Filho