quarta-feira, junho 18, 2008

Sem fogueira nem balão!


Germano Romero

No ano passaso a Curadoria do Meio Ambiente da cidade paraibana Campina Grande lançou a campannha: "Brinque o São João sem fogueira nem balão". Este ano, engrossando as fileiras dos que são conscientes e de bem com a vida, o Ministério Público entrou em ação, cumprindo o seu papel de protetor da sociedade e de seu patrimônio. Que grande lição! Já bastam os maus tratos à Natureza. Já bastam queimadas, fumaça, bombas e desgraça. Ainda são muitos os danos causados ao meio ambiente por estes resquícios de tradição, mais do que suficientes para justificar o movimento campinense.

E quem diria, logo em Campina, hein? Por isso que dizem que a capital da Borborema é pioneira em tudo. Apesar de promover o maior São João, eis que Campina grita alertando que já é hora de se parar com isso. "Brinque o São João sem fogueira nem balão" – que ótima idéia! A curadoria do de Campina Grande dá uma lição de consciência ecológica com uma campanha que já ecoa nos sentimentos de respeito à Natureza.

É hora de rever conceitos. Novos tempos exigem reflexão. Existe algo mais estúpido em pleno terceiro milênio do que queimar madeira? A princípio o leitor pode pensar: "estúpido é você que está escrevendo isso, ora bolas! São tão poéticas as fogueirinhas nas noites juninas..." Paciência! O oxigênio já não é tão abundante, o "efeito estufa" causado pelo acúmulo de fumaça no nosso céu tem provocado sérios danos ao clima e à saúde, e a poluição... basta lembrar de como irrespirável se torna o ar das noites de São João.

Mas, a maioria está se lixando para isso. Quem diabo quer saber como fica o ar ou qual é o prejuízo ecológico dos milhares de fogueiras que são queimadas anualmente em nome dos santos do mês de junho? É Santo Antônio, São João, São Pedro e ainda tem um tal de mês de Sant'Ana... Será que esses espíritos, considerados evoluídos e iluminados, ficam mesmo satisfeitos ou lisonjeados com a esdrúxula e inoportuna homenagem? Será que, "aos seus olhos", degradar a natureza, derrubar árvores, destruir o "santo" oxigênio, queimar madeira, poluir o ar em nome de um folclore que já não tem mais sentido é ainda uma maneira saudável de homenageá-los?

Claro que não! É inadmissível nos dias de hoje continuar a agir como se tudo fosse como antes. Vocês lembram da Mata Atlântica que foi vista com toda a sua exuberância original pelos portugueses quando aqui se aboletaram? Pois bem, dela só nos restam míseros 4 %! Ninguém pensa nisso. Já repararam nas montanhas de toros de madeira, cortada para lenha, que são exibidas à venda, na época de São João, em todos os nossos bairros? Uma pena... Como dói imaginar quantas árvores foram cortadas única e exclusivamente para o deleite pueril e inconseqüente dos nossos "matutos", sem falar nos incêndios provocados por balão.

Reflitamos, pessoal! Cultivemos as belezas das festas juninas, a riqueza de seu folclore, de sua música, as delícias de sua cozinha, enfim, a confraternização humana e saudável da festa em si. Mas, não esqueçamos de que não se pode mais continuar a agir da mesma maneira de anos atrás. Parabéns, Campina!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu pensava que a mata atlântica tinha sido devastaga por conta do pau-brasil e a expansão da cultura da cana, agora eu sei que foi por causa das festas juninas!