quarta-feira, agosto 13, 2008

Caros Amigos e Amigas


Carlos Aranha

Foi em 27 de julho que mandei a última mensagem nesta lista. O assunto: a estréia de Clotilde Tavares como colunista semanal do "Correio da Paraíba".

Entre a noite de 28 e a madrugada de 29, a saúde desandou. Rapidamente, fui atendido no Hospital Santa Paula. Quando saí, foi para um ultrasom abdominal completo na UD, clínica de meu sobrinho, Marcus Filho. Depois, exames laboratoriais, no Analysis. Em seguida, o repouso quase absoluto em casa, usando novos remédios, mudando a alimentação, criando um diferente "relógio biológico".

Tive (como ainda tenho) uma pessoa muito especial no acompanhamento da minha saúde: o médico Marcus Aranha, que, apesar de sua séria doença, teve disponibilidade, força e paciência em me ajudar, dando preciosas orientações. Mais duas pessoas foram bacanas e necessárias: o casal amigo Juan e Terezinha Fialho.

Em conseqüência, não estou escrevendo a coluna "Essas coisas" para o "Correio da Paraíba" desde que veio a crise. Saindo dela? Estou. Mas, não estou abrindo o Orkut nem usando o MSN e pouco usando o email. Esta lista, inclusive, não é mais a mesma (em quantidade e qualidade); ao menos, por enquanto.

Apesar de estar pensando (e melhor do que antes da crise, garanto), não tenho idéia exata de quando voltarei com a coluna (se ainda nesta semana ou na próxima) e com a Lista Essas Coisas "on line".

Sei que aprendi ainda mais a viver enquanto recolhido em minha casa, na tranqüilidade do primeiro quarteirão de Cruz das Armas, voltando a usufruir de uma boa qualidade de vida. Tenho lido muito, escutado discos, meditado. Isto me fez voltar a acreditar no planeta Terra, em mim e em nós (sem exceções). Redescobri-me um pacifista e meu pensamento cosmopolita ampliou-se. Quando retornar a todas atividades normais, com certeza repartirei o que aprendi, esperando contribuir ainda mais com a nossa luta pela sobrevivência da Terra (o que hoje deve ser a meta maior) e lutando para que a péssima política partidária e eleitoral hoje praticada no Brasil não sepulte nossos ideais de cultura, educação, comportamento, solidariedade, arte e paz.

Meu celular continua 83-8836-3780.

No entanto, peço que qualquer contato telefônico comigo somente seja feito a partir da próxima semana, pois, apesar de ter voltado ao trabalho no "Correio da Paraíba" (não tão intensamente como antes), estou ainda mais "interno" do que "externo". A não ser que seja uma situação excepcional, importante e inadiável.

Repetindo meu querido Augusto dos Anjos no "Último credo":

"Creio, perante a evolução imensa,
Que o homem universal de amanhã vença
O homem particular que eu ontem fui!"

Beijos fraternais.

Carlos Aranha é jornalista na Paraíba e meu amigo.
Hugão

Nenhum comentário: