sexta-feira, setembro 12, 2008

Elucubrações de Setembro


Hugo Caldas

Já está indo embora o tempinho menos quente. As chuvas começam a escassear. Lá vem chegando o verão com tudo a que tem direito. Calor do Bute, muriçocas a lhes picar pernas troncos e membros. Falar em muriçocas me lembra o Lisboa, o fraterno "Dr. Manguito" amigo dos primeiros tempos em Recife. Manguito tornou-se anti-semita porque morando nas imediações da Praça Maciel Pinheiro nunca encontrava um banco onde pudesse à tarde sentar-se para ler o "Diário da Noite". Todos os bancos estavam literalmente ocupados pelos judeus que moravam também nas redondezas. Aliás a Clarice Lispector morava de frente para a praça. Outra característica de Manguito é que ele colocava "nomes científicos" em tudo. As muriçocas passaram a ser: "chatiantis recifensis".

O canto do cisne desse inverno foi para mim no final de semana próximo passado. João Pessoa, aonde fui cantar "Parabéns Pra Você" pois o amigo Elpídio Navarro "colhia mais uma florzinha no jardim da sua existência". A ocasião para mim foi muito especial. Além do aniversariante revi queridos amigos e amigas de todo o sempre. Lindaura, Germana, Nazareth, Edinaldo Navarro. Fiquei hospedado no castelo do Valdez, lá no Bessa à beira-mar plantado, com direito a dormir de janelas abertas ouvindo o barulho do Atlântico, sentindo o vento forte que soprava ininterruptamente. Agradeço à querida Henriette, Valzinho e ao Valdez pela carinhosa e belíssima acolhida. Garanto que trouxe dentro do coração não apenas a simpática hospedagem mas também um pouco do mágico soprar dos ventos do Bessa.

Corta para....

Mas, vocês já tiveram a desventura de conhecer um comunista arrependido? Coisa mais sem jeito. Coisa mais abominável. Conheci recentemente um integrante dessa espécime e constatei o ridículo da triste figura. "Disgusting", como vaticinaria, entre xícaras de chá, a Tia Emma, lá do seu tugúrio em Suffolk, Inglaterra. Acho que o desventurado antigo militante, devido aos argumentos emitidos numa rápida e tragicômica conversa, deve ter recebido Jesus no coração. Radical mudança de 360 graus. Melhor mil vezes, render a devida homenagem ao Capitão Luís Carlos Prestes, turrão e até o final da vida, o mais fervoroso crente do catecismo marxista.

Conheço também outros, meus melhores amigos, diga-se de passagem, bem menos arrependidos mas que tentam a todo custo justificar o injustificável. Às vezes desconfio que estejam anestesiados tal a comovente veemência com que se referem à governos passados mas não percebem entretanto, que "tenebrosas transações" estão acontecendo à céu aberto e eles, talvez por um dever de partido, tarefa, ou coisa que o valha não estão nem aí. Não acreditam. É tudo mentira. Chegam até a considerar que, em sendo humanos eles (os homens, encarapitados no Planalto) são passíveis de cair em tentação, et pour cause, de entrar na gandaia da fraudulência. Aí o caldo periga entornar. Alguns chegam a sentir orgasmos múltiplos na eterna arenga sobre o que os governos anteriores roubaram etc e tal. Mas são todos meus amigos e de amigos a gente perdoa desde o menor pecado venial até ao pecado mortal mais cabeludo. Amigo é pra essas coisas.

Mudando um pouco esse foco trágico. Nem tudo está perdido.

Em verdade vos digo que alcancei uma fase na minha vida em que não preciso mais votar. Não preciso nem quero compactuar com essa palhaçada criminosa que se repete a cada eleição. Enviei um e-mail ao TRE-PE pela manhã pedindo informações sobre o meu dever cívico. Exerço esse "dever" desde a eleição do Jânio Quadros e vocês devem saber perfeitamente o que resultou dos sete meses de governo do pinguço. Deve ter sido uma cana bravíssima para tudo terminar naquela constrangedora renúncia. Na tarde do mesmo dia já me faziam ciente da minha abstenção legalizada. Agradeço daqui ao TRE-PE pela gentileza da prontidão.

Que bom, agora não tenho que anular o meu voto como nas últimas vezes. Disponho, portanto de total isenção e alívio para apreciar, por exemplo, a Sessão Pornô, ou no que se transformou o Guia Eleitoral, onde absolutamente todos os candidatos a prefeito do Recife, por seus diferentes e respectivos partidos, se dizem apoiados pelo presidente apedeuta. Uma zorra! Uma lástima! Ou ter o prazer indizível de vislumbrar a publicidade de um comunistão arrependido, candidato a cargo eletivo no município de Jaboatão. Pois não é que um cartaz do energúmeno mimoseia as ruas com a foto do dito-cujo ao lado de uma bela mulher onde se lê: "Compromisso com as mulheres de Jaboatão". Será que o cabra está querendo pôr em prática a máxima do Poetinha Vinicius: "Não se pode levar para a cama todas as mulheres do mundo, mas deve-se fazer um grande esforço!" Vai ter consumo extra de Viagra. Cabra macho!

Outro defende abertamente a pena de morte. "Pena de Morte É a Solução", é o seu slogan. Esse pelo menos é sincero. "Onde foram parar as pedras portuguesas que cobriam o calçadão de Boa Viagem? Tudo retirado pelo atual alcaide e trocado por uns tijolos de um colorido desmaiado, horrorosos, ao custo de 20 milhões de reais." Aí tem! Por que o calçadão de Copacabana permanece com pedras portuguesas e aqui é essa breguice? Isto meus caros, não são argumentos desse locutor que vos fala mas sim das outras esquerdas postulantes que, via de regra, agem como a direita, uma desunião homérica.

Posso ainda votar se for do meu desejo. Faço melhor. Ponho meu voto à venda! Atenção senhores corruptos e venais dessa república. Quem dá mais? Estou absolutamente aberto a ser corrompido. Corruptores do meu país, uní-vos! "Ou todos nos locupletamos ou restaure-se a moralidade", dizia o Barão de Itararé. E, como eu sei perfeitamente que essa tal moralidade não chegará jamais, me disponho eu mesmo a me locupletar por minha conta e risco. Estou a espera da melhor oferta. Sei que é apenas um voto mas que pode muito bem fazer a diferença.

Político é uma gracinha diria a minha filósofa preferida, Hebe Camargo. Há tempos, vivia nesta cidade Maurícia um espiroqueta que se iniciava nos meandros da mais sórdida política. Esse meliante tinha filhos na minha escola de inglês. A pobreza não era tão franciscana assim mas fazia com que ele atrasasse as mensalidades por 3 ou 4 meses. Vivia sempre pedindo arrego, para que ele, apelando sempre à nossa boa vontade, tivesse o tempo necessário a fim de batalhar pela quantia devida. Demorava, mas pagava. Justiça se lhe faça. Pois bem, ganhou ninguém sabe como, uma eleiçãozinha e após alguns anos no firme propósito de malsinar o carnaval Recifense e receber é claro, o "Por Fora" o de cujus virou o maior magnata. Começou a me desconhecer. Ou se fazer de morto quando nos cruzávamos. Chegou a ponto de me ser novamente apresentado em solenidade na casa de um amigo comum. Hoje ele tenta mais uma reeleição.

Mas, eu aqui me alongando e vocês aí devem se estar perguntando o que tem a ver com tudo isso o retrato daquela mocinha bem bonitinha, lá em cima, não é? Artes e manhas do Avô-Coruja. Trata-se da minha neta francesa.

Nome de modelo: Naomi, pose de idem. Idade: 6 aninhos.

Estou pensando seriamente numa possível mudança para a França a fim de sentar praça na casa do meu filho Trajano, pai da beldade. Não sem antes passar na feira do Troca-Troca em Jaboatão onde comprarei um bacamarte-boca-de-sino, que é para botar pra correr qualquer investida mais ousada por parte dos garotos franceses. Mas, aqui pra nós, ela não é linda? Puxou à mim!

O fato é que "Toda donzela tem um Vovô que é uma fera"!

hugocaldas.gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

4 comentários:

ecologiaemfoco disse...

Explique melhor, caro amigo Hugo!
Num de seus escritos, você narrou a partida do seu filho para "as bandas de lá". Aliás, um belo ensaio. Depois você me aparece com a foto de uma linda francesinha, mas não entendi se é filha daquele que navegou para o além-mar. E achei um EXAGERO você afirmar que ela "puxou ao avô" (em termos de beleza???).
Tenho me manifestado pouco, mas continuo sempre lendo suas "matérias espiritualizadas".
B.G.

Unknown disse...

ÔOOOOOO avô besta! (já diz o meu tio) que toda vez que nos dava um agrado para mim e minhas irmãs, onde na verdade era muito curuja...
Tão linda a foto dessa modelo mirim, quanto a viagem para França... seria ótimo para o Sr. pois veria seus netos todos juntos e ainda o seu filho que tanto lhe ama e além de tudo tirava umas férias dos stress que é aqui no Brasil :D

Anônimo disse...

Hugão
Quando ví a foto de Naomi no Blog achei que o texto discorria sobre a brasileira/francesa mais linda do vovô coruja. Não, a ela vc reservou apenas um parágrafo.
Protesto! Escreva um texto só da alegria de ter netos já que Huguinho e Eden não se aventuram a tanto.
Mary

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo,

Concordo! É mesmo linda sua netinha! Parabéns!

Abraço. Márcia.