quinta-feira, setembro 04, 2008

"É o Tony Blair"


José Virgulino de Alencar

O presidente Lula, em encontro com a Rainha da Inglaterra, indaga como Sua Majestade escolhia os seus ministros. A Rainha, para explicar seu método, chama Tony Blair e lhe faz a pergunta: “Tony, teu pai e tua mãe têm um filho que não é teu irmão. Quem é então?” Tony Blair responde: “Sou eu, majestade”. Diz a nobre inglesa: “Taí, Mr. Lula, basta mostrar rápida inteligência”.

Ao chegar no Brasil, Lula chama Zé Dirceu e pergunta: “Zé, teu pai e tua mãe têm um filho que não é teu irmão. Quem é, então?” Zé Dirceu pensa, pensa, e pede então a Lula um tempo para responder.

Dirceu corre, ruminando na cabeça que irá procurar uma pessoa inteligente para responder. Telefona para o sociólogo FHC e tasca a pergunta: “Teu pai e tua mãe têm um filho que não é teu irmão. Quem será, então?” FHC responde: “Sou eu, Zé”.

Dirceu volta ao Palácio e diz a Lula: “Já sei a resposta: é o FHC”.

Lula retruca, com ares de sabedoria: “Deixa de ser burro, Zé. É o Tony Blair!”

Reproduzo essa conhecida historinha espalhada pela internet, para fazer um paralelo com as frases, discursos, entrevistas e pronunciamentos do presidente Lula, falando, como diz Millôr, sobre tudo, tudo do Brasil e do mundo.

Sua Excelência, o presidente do Brasil, o estadista do petismo míope, tem, para qualquer pergunta, uma resposta rapidamente engatilhada.

Quem está disseminando o grampo no país, transformando o Brasil numa Grampolândia? “É o Tony Blair”.

Quem é o autor da filmagem do diretor dos correios recebendo uma propina, detonando o escândalo do mensalão? “É o Tony Blair”.

Quem monta os esquemas do mensalão, com dinheiro voando pelos ares ou conduzido em cuecas? É o Tony Blair”.

Quem vem montando dossiês aloprados para ferrar os adversários do governo? “É o Tony Blair”.

Quem vende gado virtual de uma fazenda que não existe e comprador que não aparece, por milhões de reais? “É o Tony Blair”.

Quem é o inspirador da genial idéia dos cartões corporativos? “É o Tony Blair”

Quem é o protetor de ministros como Lobão, Rondeau, Márcio Fortes, enfim, de sarneysistas, malufistas, colloridos e nulidades tais, participando desse novelho governo brasileiro? “É o Tony Blair”.

Quem está por trás das estrondosas vaias recebidas no Maracanã, na abertura dos jogos panamericanos? “É o César Maia, orientado pelo Tony Blair”.

Quem teve a grande idéia de resolver o problema da pobreza com a Bolsa-Esmola? “Esse aí, é eu. Mas aprendi com o Tony Blair”!

Quem manda nessa casa de Noca em que se transformou o Brasil atual? “É a Noca, que é assim com o Tony Blair”.

Frase preferida do nosso estadista: “Nunca na história desse país se teve um guru como o Tony Blair”.

Nenhum comentário: