sábado, novembro 08, 2008

God Bless America?!


Hugo Caldas

Obama ganhou a eleição. E alguém esperava o contrário? O episódio mexeu tanto com o mundo todo que parece ter ele sido eleito presidente do planeta.O mundo inteiro parecia alvoroçado, desde Chicago, passando por Washington, La Paz, Caracas, Havana, Brasília, Europa, França e Bahia, até chegar em Cajazeiras, a pisada era sempre a mesma. Já ganhou! Passada a emoção da ressaca eleitoral convém voltarmos à realidade. O que o Obama vai fazer agora? Melhor dizendo, será que ele realmente poderá fazer alguma coisa? O Presidente Obama já se reuniu com a sua equipe econômica, em Chicago, onde deverá conceder a sua primeira coletiva à imprensa. Vamos ver o que ele tem a dizer. Existe sempre a esperança de que um dia a herança maldita do desarrazoado do Bush desapareça.

Pois é, tem muita gente por aí fazendo mil conjecturas, queimando a mufa em exercícios de futurismo a propósito da eleição "de um negro para a presidência dos EUA". Por aqui em Pindorama, é sempre necessário, imprescindível e diria até mesmo, revigorante, prestar a devida atenção às filosofices perpetradas por certa espécie de gente e muito notadamente o "nosso guia", useiro e vezeiro em agradar, com a sua conhecida arenga, a patuléia que o elegeu. Dia seguinte à apuração, já estava ele ajuntando os dedos indicadores apontados para o chão para sentenciar num berro:

"O mundo está mudado. Temos um metalúrgico na presidência do Brasil, um índio na presidência da Bolívia e agora um negro na presidência dos Estados Unidos. Isto é fantástico”.

Parai coveiros apressados! Devagar com o andor.

O "negro" em questão não é nenhum metalúrgico ignorante e nem muito menos um índio cocaleiro. Não convém querer colocar todos no mesmo saco. O negro em questão é graduado em direito pela Universidade de Harvard, uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Sua fundação data de 1636. Observação: inexiste lá na terra do Tio Sam, a cretinice terceiro-mundista do Sistema de Cotas para estudantes afro-descendentes. Paga-se e muito para se ter o privilégio de estudar em Harvard. E acima de tudo Mr Barack Hussein Obama II é "Americano" com todo o peso e todos os agravantes que essa circunstância possa significar. Estarão vocês por acaso pensando que no dia seguinte à posse ele vai ordenar o retorno das tropas no Iraque? É pagar pra ver! É bom lembrar que Obama foi eleito presidente dos EUA e não do resto do mundo. Terá obviamente que pensar primeiro no seu país e no seu povo. Esse, o seu compromisso maior.

Foi uma bela celebração da democracia no maior país do mundo. Obama teve o apoio maçiço e descarado de toda a imprensa. Muito bem apoiado em uma peça fundamental "Yes, We Can" (Sim, Nós Podemos), um belo mote inspirado provavelmente no título do livro biográfico, "Yes, I Can", (Sim, Eu Posso) escrito por Sammy Davis Jr. outro negro formidável, grande cantor, já falecido. No final, uma linda festa que reuniu, e aí sua maior beleza, a grande maioria de todos os americanos e não apenas os brancos "WASP", (brancos-anglo-saxões- protestantes).

A posse, (Inauguration Day) será no dia 20 de janeiro.

Ainda temo bastante uma ação louca do "triplo K". Vocês sabem o que tem de maluco naquele país. Lembram nos últimos anos dos massacres em escolas? Lembram do Bob Kennedy defenestrado ainda nas primárias? E o pastor Martin Luther King?

Que tudo tenha o melhor "Happy-Ending" como nos filmes da Hollywood de antigamente. É o que realmente desejo ao novel Presidente. Temo bastante, repito, pois no frigir dos ovos, o Negão Obama é uma simpatia.

hugocaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

Nenhum comentário: