domingo, novembro 23, 2008

SENTADO À BEIRA DO CAMINHO



"Vejo caminhões e carros apressados a passar por mim, carros caminhões poeira, estrada tudo enfim...”

Era o que o tremendão Erasmo cantava tempos atrás. Hoje, percebo que também estou sentado à beira de uma calçada a ver e sentir todos os caminhões e carros apressados do mundo e de lambujem, a trágica realidade de 38 linhas de ônibus que me trazem poluição sonora e uma poeira preta que insidiosamente se alastra até os meus sofridos pulmões.

Mas, ... há sempre um mas, ao mesmo tempo no mais profundo escaninho da mente ouço cadenciado, bem ritmado pela minha voz silenciosa, Sinatra entoando...

"It had to be you, it had to be you, I wandered around and finally found the somebody who...

Senhores leitores, os fatos comprovam que a bola da vez continua sendo o Sr. Barack Hussein Obama II, presidente eleito dos EUA. Vez por outra, para o meu desencanto, me deparo com certas pessoas deitando falação, via de regra absolutamente estéril e inoportuna. É preciso antes de tudo ter em mente que pelo fato de ser negro, o sr. Obama não é dos nossos nem faz parte da ala dos compositores da Portela. Alguns querem até servir de exemplo. "O Obama, como eu, também não pode errar", disse um certo alguém que pelo destempero e presunção estampados, vocês sabem perfeitamente de quem se trata. Ora, deixemos de blá-blá-blá sobre o que deve e o que não deve fazer o presidente eleito. Absolutamente desnecessária qualquer orientação, especialmente vinda de fora. Não é de bom-tom forçar a barra para que Mr. Obama comece a trabalhar agora, a fim de controlar a crise criada no nefasto período Bush. Como ele mesmo disse, "há um governo constituído dirigindo a nação até o dia 20 de janeiro de 2009”. Para bom entendedor, meia palavra basta. As esquisitices mais clamorosas, contudo, aparecem de onde você esperava mesmo que aparecessem. Constatei em um Blog até bem escrito, logo no dia seguinte à vitória de Obama, uma matéria com o estranhíssimo título: "Vitória da Raça". O que é isso, minha gente? Incentivo à luta inter-racial? E se, o candidato eleito fosse de origem asiática? Pele vermelha? Tenho que alguém ouviu o galo cantar, mas não descobriu onde. A mediocridade contudo, não é privilégio do Cone Sul. Vi durante a campanha, pela TV, uma senhora nos seus 60 e tantos dizer na maior convicção. "Não votarei no Barack Obama pois ele é financiado pelo terrorismo internacional." Pode? Outra, refugiada cubana, disse em espanhol: "Venho de um país comunista e sei que esse Obama é da esquerda mais radical”. O tragicômico é que ela falava com os dentes trincados a fim de segurar a chapa dentária que ameaçava voar num arroubo menos contido.

...could make me be true, and could make me be blue...

Sintam vocês... a candidatura da ex-ministra Benedita da Silva à presidência acaba de ser lançada em alto e bom som pela ministra Dilma Roussef. Vejam o que ela andou perpetrando ontem mesmo: "O século XXI é o século dos negros e das mulheres e acho que isso vai ser muito bom para o mundo”. Quem vai adorar é o Pitanga quando tomar posse do cargo de primeiro "damo"!

... And even be glad, just to be sad - thinking of you... wonderful you, it had to be you…

De volta às vacas magras: "O Brasil é hoje o país mais preparado para enfrentar a crise". "Vamos tirar o país sair dessa crise sem ter que sofrer as conseqüências que outros países estão sofrendo", disse àquele certo alguém que adora "falar besteiras pela boca", como muito bem dizia antiga empregada da casa da minha mãe. É sempre bom lembrar que antes a "crise" era apenas uma ridícula marolinha que, sempre "é de responsabilidade dos países ricos", e para evitar ou enfrentar um tsunami "deveriam era aprender com o Brasil". "A crise, disse o sabe-tudo, que antigamente não sabia de coisa alguma, aconteceu por falta de regulação do sistema financeiro. Se aprendessem com o Brasil não sofreriam a crise que sofreram”. E por aí vai...!

Pois é, o "hôme" está mesmo decidido a ser lembrado como grande estadista. O exemplo deixou de ser o Juscelino. Agora é Getúlio Vargas. Muito bem, perguntar não ofende, "e quando agosto chegar, ele serenamente dará um primeiro passo no caminho da eternidade e sairá da vida para entrar na História?"

Cartas à Redação!

hucaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

3 comentários:

VALDEZJUVAL.COM.BR disse...

Meu TENENTE:
1º -Não havia necessidade de colocar uma cara tão feia ao lado do texto. A foto está de fazer calar menino chorão.
2º -Lembre-se da possibilidade de querer vender seu imóvel. Não o deprecie. Tem aquela propaganda que dois brasileiros falavam mal do pais quando um argentino quiz ser solidário. Eles se voltaram contra o portenho pois o Brasil era o melhor pais do MUNDO!
3º -Sua crônica, uma gostosura de sempre nos fazendo comungar com seus pensamentos.
Um grande abraço para toda a famíla.\\\\\\\\\\
Do CAPITão.

Anônimo disse...

Hugão,
Parabéns pela crônica sentado á beira do caminho.
Leve, mas sarcástica, direta, e um pouco indireta com certa pessoa...será que eu advinho quem é...
could make me be true, and could make me be blue...
Parabéns também pelo seu aniversário, io ti voglio bene, amore mio,
Mary

Huguinho disse...

Eu lembro dessa velhinha! hahahaha... A dentadura quase voa tamanha era a indignação dela.

Sorte nossa não ter um terceiro mandato hein...

Huguinho