segunda-feira, dezembro 29, 2008

LESLIE CARON - A Feia Mais Bonita do Cinema



Elpídio Navarro

Tem uma marchinha que diz 'eu hoje amanheci pegando fogo, fogo...", mas que fogo que nada, o que eu ando pegando mesmo de uns tempos pra cá é nostalgia, saudade de momentos que não voltam mais. E agora a televisão a cabo proporciona com mais assiduidade esses momentos, muitas vezes já totalmente esquecidos e que, de repente, ressuscitam mexendo com nossas emoções. Tudo através do cinema e da música.

Hoje assisti à "Sinfonia de París", filme de 1951, que vi pela primeira vez em 1952, acho. Lá se foram 56 anos. Na época era normal ter tesão por uma mulher, mesmo considerando-se uma idiotice pensar nela, a gente estando no Cinema Plaza e ela em Hollywood. Mas era gostoso pensar, rever na tela, ouvi-la cantando, imaginar coisas... E que coisas!

Leslie Caron foi uma dessas mulheres. Não sei se por ser diferente, pois chegava a ser feia, não sei se pelas belas coxas que exibia dançando, pois era bailarina, não sei se até por ser impossível para mim como mulher.

Disse que ela era feia, mas não era, era linda mesmo sendo feia. Tinha alguma coisa nela que a tornava irresistível. Talvez hoje pudesse dizer que era o charme (naquela época ninguém usava o termo), mas, ao que parece, charme é abstrato, e o que eu via nela nela era concreto. O olhar, a voz, o sorriso ou mesmo as coxas. Eu não tinha a mínima capacidade de julgar a atriz, a bailarina ou a cantora. Só a mulher.

Hoje, mesmo levado pela emoção de revê-la, já posso afirmar que ela foi uma bailarina excepcional, cantora e atriz. Agora, aos 77 anos, apareceu pela última vez em um seriado para a TV, em 2006. No seu último filme, em 2003, ainda mostra, de alguma forma, aquele charme de outrora. (22-12-2008)

Elpídio Navarro é professor universitário, dramaturgo e diretor teatral, além de editor do www.eltheatro.com

Nenhum comentário: