domingo, dezembro 07, 2008

Se o Reisinho da Casa Vai Demais ao Troninho ...


Hugo Caldas

Amigos, eu ando estupefato, perplexo, preocupado, aturdido, pasmado, entorpecido, atônito e assombrado. Temo que o Brasil esteja se encaminhando ao perigoso terreno da galhofa, como muito bem dizia o patrono deste Blog, o Excelso Mestre Stanislaw Ponte Preta, lá pelos anos sessenta. Essa história de querer taxar como "coloquial" as diatribes do rei, querendo livrar a cara de certas pessoas é absolutamente desastroso. Pessoas que, ocupam cargos ditos importantes mas que ao simples fato de abrir a boca já denotam de onde vieram. É baixo calão mesmo, senhores. É linguagem chula, dona moça, que não se admite a um chefe de estado. É puro desrespeito. É a santa ignorância. Por onde anda a tão falada "Liturgia do Cargo"? Juro que não é preconceito ou puritanismo. É nojo mesmo. Será que alguém em sã consciência pode dormir com todo esse ruído?

Veja abaixo:

"DIARRÉIA BRAVA" e "SIFU"...acabam de entrar em cena esta semana e vieram se juntar ao que já existia de puro besteirol, "PONTO G DA ECONOMIA," e outras baboseiras do ramo, além de umas metáforas futebolísticas e malucoides, absolutamente inadequadas para um Presidente da República. E pasmem, o site oficial do Planalto, devidamente orientado, censurou a joia da arenga presidencial, ao substituir a palavra "sifu" pela expressão "inaudível". Que coisa ridícula! Que palhaçada. A que ponto chegamos!

Enquanto isso na Brasílha da Fantasia...

Muito se fala "nas justas aposentadorias concedidas aos perseguidos pela ditadura". Quais, cara-pálida? A viúva do operário Manuel Fiel Filho, por exemplo, não recebeu indenização alguma, apenas uma pensão mixuruca no valor de dois salários mínimos. Já o Jaguar, que passou a vida toda biritando, e o chato do Ziraldo, que nunca arriscaram o pêlo e só foram em cana por alguns dias (a milicada tinha receio de arranjar mais problemas com esses mocinhos bonitos de Ipanema), receberam um milhão cada um, além de uma pensão de mais de 20 mil. O Carlos Heitor Cony, embora tenha, no início da quartelada encarado os generais com seus artigos no Correio da Manhã, também levou o dele. E cuido que ainda existe uma enorme fila de "perseguidos" à espera do bem-bom. Estou a me repetir, já falei sobre o assunto em postagem anterior.

Termos escatológicos, (será que ele sabe o significado?) senhores, não são evidentemente recomendáveis para citações em cerimônias oficiais. Respeite o Brasil presidente, que nós o respeitaremos. Mas como tudo hoje esbarra no palavrão... Palavrão, no cinema, no teatro e na televisão nos dias de hoje, é quase como vírgula, é pausa para respiração dos atores. Na boca do presidente, então...

E a porra-louquice das Cotas? O bom senso me faz crer que esse pessoal que instituiu esta coisa ridícula de cotas para negros, está variando. Em qual planeta do Sistema Solar eles vivem? A dificuldade de definir quem é ou não negro, agora é o de menos. Já engendraram que deverão embarcar no mesmo barco das cotas, os índios, os pobres (sic) e os alunos oriundos de escolas públicas. É certo que o problema existe. Mas desconfio que a solução seja outra. Tem mais é que voltar lá na base. Não se pode, em pleno século 21 ficar acreditando em varinha de condão. Atualmente já passam o aluno automaticamente de uma série para outra. A reprovação é proibida. As estatísticas mentirosas, tão orgulhosamente apresentadas (98% das crianças estão na escola), mas esse mesmo alunado se compõe de pessoas semi-analfabetas que mal sabem assinar o próprio nome ao final do que antigamente se chamava Ginásio. E ler então é uma tragédia, não conseguem mesmo. Conclusão: Estamos na iminência de formar um bando de médicos, engenheiros, advogados, etc. sejam negros, índios ou pobres, absolutamente incompetentes. Além de apresentar um ranço preconceituoso ao contrário. Há que se trabalhar e muito para se obter mais do que um Certificado de Torneiro Mecânico.

E aí vêm as estatísticas e o Apedeuta atinge 70% de aprovação como bom ou ótimo. Dá pra acreditar? A canalha empoleirada no poder revira os olhinhos. Qual o critério ou segmento da população usados para se chegar a tal conclusão? Qualquer que tenha sido pode ser enganoso, como tudo na estatística. "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", lembram? Hitler tinha noventa por cento de aceitação. Os outros dez ele mandava para as câmaras de gás. Chegaremos a isso? Temo que sim, pois se já esquecemos Mensalões, Delúbios, dólares na cueca, Marcos Valério, Genoíno e o assassinato do prefeito Celso Daniel, entre outros crimes.

Dia desses um amigo querido à propósito dos escatologismos tão em moda hoje em dia, saiu-se com essa: "Merda deve ser muito bom mesmo, pois um trilhão de moscas não podem estar enganadas." Um sábio, evidentemente.

hucaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Hugão, acabo de ler a sua última crônica, exatos cinco dias após ter sido editada.
É evidente a sua decepção, melhor, a sua indignação com tudo o que está acontecendo no Brasil nos dias de hoje...
Com referência a educação, "estamos na iminência de formar um bando de médicos, engenheiros, advogados, sejam negros, índios ou pobres, absolutamente incompetentes." Aí onde está o problema. O nosso país, grande demais, com uma população analfabeta bem superior ao que se anuncia não tem o hábito da leitura. Bastava ler para sair da escura santa ignorância. Estudar, então, seria a consequência natural dos nossos estudantes tão desejosos de alcançar os seus objetivos de vida. E não falo só por que somos professores, mas por ter vivenciado nesses anos todos a vontade de nossos alunos em querer estudar um idioma, se aperfeiçoar, melhorar, atingir as suas metas mais distantes sem cair na mendicância do Estado.
O ideal do governo seria oferecer propostas justas para todos igualmente, sem discriminações e que viabilizasse a realização de seus ideais sem a pretensão de cair na subserviência.

Quem sabe num futuro não muito distante isso será possível...
Mary

Alex Sandro disse...

Nem tudo está perdido. Devemos amplificar e apoiar ações acertadas e urgentes como a http://www.todospelaeducacao.org.br/

Alex