sábado, fevereiro 07, 2009

AQUI D'EL REI!


Hugo Caldas

Poetas Seresteiros, Namorados...Correi

Eis que diviso em importante jornal do Sul Maravilha a inquietante manchete que se segue: "Uribe agradece a seu homólogo apoio para resgatar reféns." O que será isso, Minha Nossa Senhora do Eterno Sobressalto? Que fiz, então? Já que a santinha não ajudou em nada, corri a pedir ajuda ao meu amigo Aurélio que, sempre solícito, iluminou a minha embotada mente da maneira abaixo:

Homólogo (do gr. homólogos)

Adjetivo

1 - Geom. Diz-se dos lados, ângulos, diagonais, segmentos, vértices e outros elementos que se correspondem ordenadamente em figuras semelhantes.

2 - Biol. Diz-se dos corpos orgânicos que preenchem as mesmas funções e sofrem as mesmas metamorfoses.

3 - Genét. Diz-se dos cromossomos com os mesmos genes e na mesma seqüência.

4 - Bot. Diz-se dos órgãos ou partes vegetais que apresenam homologia.

5 - Quím. Diz-se de substâncias que têm a mesma função, mas diferem pelo número de átomos de carbono da cadeia principal.

6 - P. ext. Equivalente, correspondente, embora mais ou menos diverso. V. cromátides - as. (Cf. homologo, do v. homologar.)

Ah, bom, pensei que fosse outra coisa.

Mas, burróide que sou, até agora não consegui enquadrar nosso muito bem amado apedeuta em nenhum dos seis itens apresentados tão sabiamente pelo pai de todos nós. Porventura, se algum dos meus parcos três leitores descobrir algo... Cartas à Redação.

Não posso evitar. O meu humor hoje está mais negro do que o passado do Cesare Batistti....

Uma solução muito fácil acontecida nos EUA.

Dorothy, tristíssima pelo falecimento do marido Albert, foi até a Casa Funerária a fim de tomar as últimas providências para a devida cremação. Aproveitou para um último aceno, uma última olhada naquele rosto tão querido. Repentinamente, ela que se fazia de forte, desatou num choro compulsivo.

Um dos atendentes correu solícito a ajudá-la. Ela através das lágrimas explica que apesar de conformada sofria por não poder satisfazer um dos últimos desejos do seu querido Albert que apesar de nunca haver pertencido à marinha queria, por fina força "ser sepultado envergando um uniforme de Capitão-de-Corveta."

A Casa, como de costume, havia providenciado um terno preto que em nada correspondia aos sacrossantos desejos do falecido. O prestimoso funcionário, apesar de achar a coisa mais natural do mundo ver os seus defuntos serem sepultados em ternos pretos, pediu-lhe calma, prometendo-lhe dar um jeito no imbróglio.

- Amanhã tudo vai estar certo. Confie!

No dia seguinte, pouco antes das cerimônias, Dorothy retorna e procura se inteirar dos acontecimentos. O atendente lhe faz um sinal indicando que tudo estava certo e a leva até o altar. Quando puxou a cortina, Dorothy consegue sorrir através das suas sofridas lágrimas. Lá estava seu querido Albert, envergando um elegante uniforme de Capitão-de-Corveta. Ela pergunta então ao atendente:

- "Como vocês conseguiram esse belo uniforme de Capitão-de-Corveta”?

- "Bem, respondeu o diligente funcionário, ontem à tarde depois de que a senhora saiu, nos chegou um outro defunto mais ou menos da altura do seu marido. Vestindo um uniforme de Capitão-de-Corveta. A viúva explicou estar muito triste pois seu marido sempre odiou a marinha e sempre falava em ser sepultado vestindo um terno preto, contou o atendente."

- E então, foi muito dolorosa a troca de roupas?

- Que nada, depois que ela se foi, continuou, "foi simplesmente uma questão de trocar as cabeças".

(pano rápido)

hugocaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Hebert Diomeli
E-mail: hebertdi@bol.com.br
Cidade: C.Grande
Estado: Paraíba
Endereço IP: 189.71.18.9

Mensagem:
Hugo, quanto ao homólogo, vi esta definição no Caldas Aulete:
sm. 6 Fig. Aquele que tem as mesmas funções, o mesmo poder, a mesma autoridade em situações, regiões ou regimes diferentes: "Chefe da diplomacia portuguesa recebe homólogo espanhol (...)
Agora; precisava ser tão prolíxo?
Hebert Diomeli

Anônimo disse...

Meu caro Herbert
Acho que o nobre amigo não pescou "o sentido da coisa", ao enviar essa mensagem aí em cima através o Site "Romance da Cidade" do meu dileto Anco Márcio.
Meu abraço. Hugo

Anônimo disse...

Hugo,
Sabe Deus quem é esse tal de Homo... (o que?). Além de todas os significados encotrados no" Pai dos Burros", existem vários outros iniciados por homo. Depende do que Uribe gosta. A gente não sabe muito bem. Mas poderemos pesquisar. Afinal, a quem êle estava agradecendo o apoio? Não seria à P. que o P.?
Parabéns pelo Blog. Beijos mil. Lucinha