sábado, março 07, 2009

Saudades do Padre Hosana


Hugo Caldas

Para quem não lembra ou não era nascido à época, o Padre Hosana de Siqueira e Silva, vigário de Correntes, uma paróquia lá pelas bandas de Garanhuns, andava de namorico com uma prima lá dele. O bispo, Dom Expedito Lopes soube e não gostou. Chamou o padre às falas, andou virou mexeu e terminou por excomungar o padre que por sua vez deu-lhe uns tiros despachando o bispo dessa pra outra melhor. Roma, ao que eu saiba não o excomungou. A justiça falha dos homens o absolveu. Padre Hosana viveu no bem-bom até que foi, assassinado em 1997 dizem, por questões de terra. Mas isso já é uma outra história.

Os tempos são evidentemente outros mas é realmente impressionante a desfaçatez, a soberba bem como a comovente maneira, por estúpida que seja, pela qual esse bispote (depressa, o Aurélio) trata as coisas desse mundo. Estou falando do atual Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Sobrinho, de triste figura. Vamos nos reportar aos primórdios da sua chegada ao Recife. O sujeito deu com os costados por estas plagas com uma missão bastante espinhosa, qual seja a de substituir a simpática figura do Padre Helder. Foi com a sua eterna cara fechada, denotando o rei na barriga que ele deve ter experimentado o sentimento recíproco de ódio à primeira vista. Bem feito.

Com suas idas e vindas, suspensão de ordens a vários padres, ações mesquinhas, perseguição pura e simples a várias outras paróquias da cidade bem como fechamento de ordem religiosa (feminina) até hoje não devidamente explicada. O homem parece de mal com o mundo. Nada mais natural, portanto que use e abuse dos superpoderes que a Santa Madre lhe confere para ele destilar a bílis da sua intolerância.

Na década de sessenta, já devidamente descrito neste mesmo Blog, me referi aos desmandos de Frei Damião, frade que utilizava táticas nazistas na sua perseguição aos protestantes das cidades por onde pregava. "Excomungava" todos os leiteiros que fornecessem leite às famílias de confissão evangélica. Foi preciso a intervenção do cônsul dos EUA já que as diversas igrejas protestantes eram de certa forma dirigidas por missionários americanos. Essa intervenção se deu após uma reunião do arcebispo com o cônsul e ficou acordado que as famílias crentes receberiam pacotes de leite em pó, doados pelo povo americano, aqueles mesmos sacudidos dos aviões aos famintos das cidades que eles acabaram de bombardear.

Muito se fala e se falará sobre o acontecido com uma menina de 9 anos estuprada pelo padrasto e grávida de gêmeos. O causador de todo o mal ao que tudo indica nada sofrerá por parte da sanha do arcebispo e presume-se, sairá numa boa dessa históriada toda. Castigo eterno, para que? No entanto, os médicos, ela própria e a sua mãe, excomungados, irão ferver no azeite eterno do inferno. Na concepção desse Torquemada tupiniquim, evidentemente. Se o Principe da Igreja, o Reverendíssimo arcebispo se enfezar comigo por conta destas mal traçadas e cismar de me excomungar, pode ir fundo. Servirá como mais um título no meu curriculum. "EXCOMUNGADO em 2009!"

Não estou querendo influenciar as pessoas ou sugerir coisa alguma a quem quer que seja. Mas é que de repente sinto pelo Padre Hosana uma saudade imensa.

hucaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

"Bravo, Hugo! Gostei tanto do seu artigo que resolvi escrever um também. Vamos continuar fazendo barulho, a ver se o gigante adormecido se manca. Carlos Mello

Anônimo disse...

Esse bispote é realmente um grande f.d.p. Depois acham estranho o fato de cada vez " menas " gente procure a religião católica como credo.
bem feito! Sílvio Romero