sábado, maio 09, 2009

OS DESCENDENTES DE ARIES

VALDEZ JUVAL

A moça que estava sentada ao meu lado, na poltrona do avião que acabava de levantar voo do aeroporto de Berlim, não continha a ansiedade para a leitura do horóscopo do jornal. Observei o seu desencanto, pois a gazeta era escrita no idioma alemão. Pediu-me ajuda.
Pouco conhecia da língua, mas em se tratando da leitura de um horóscopo, não seria difícil uma tradução “embromatória”. Horóscopo é sempre a mesma coisa em qualquer lugar do mundo.

Perguntei qual era o seu signo.

Foi daí que me veio à lembrança do tempo em que, na Paraiba, editávamos um jornal semanal intitulado “Edição Extra”.

No jornalzinho, também era atração a coluna do Horóscopo, redigida por Anco Márcio. Todas as semanas era um grande corre corre para fechamento da matéria.

Alguns atrasadinhos como “Lurdinha apaixonada” ou “Joãozinho infeliz”, gostariam de saber como passariam a semana, pois sempre se guiavam pelas palavras da predição de Anco.

Importante que se diga que nosso jornalista nada entendia sobre o assunto e escrevia o que bem lhe conviesse. Infeliz da mente que acredita em tudo que se diz.

Senti a impaciência da jovem e, com a língua enrolada, concentrado em algumas palavras, disse para ela:

Alles gut mit dem Arbeitsprogramm. Você está indo bem no trabalho. Guter Gesundheit. Boa saúde. NEW TRAVEL FÜR KURZE. Vai fazer outras viagens Eine Person, die Sie lieben Sie erwarten THIS Alguém que você ama, lhe espera...

A felicidade estava estampada em seu rosto! Quanta maldade! Pensei em retroceder e falar para ela não acreditar. Eu não estava mentindo mas alguém mentia. Apenas transmitia o que foi escrito. Preferi não piorar as coisas. Não tenho o poder do convencimento.

Por palavras e obras que acabo de escrever, perdoem-me os descendentes de qualquer signo especialmente o de ARIES que nada tem a ver com isto. Cada um é dono de seu nariz.

De minha parte...

Brasil, maio, 2009

Crônica escrita para o site “El Theatro” de Elpídio Navarro, e os Blogs Unlimited” de Hugo Caldas, “Pensamentos e Obras” e “Nexo e Anexo” do Autor.

Nenhum comentário: