sexta-feira, agosto 28, 2009

Expointer


Recebi esse release sobre a participação da Paraíba na Expointer, o maior evento do mundo no gênero (feira, concursos, shows, artesanato etc.). Isso é importantíssimo para os artesãos e micro-empresários da Paraíba, que lidam com o algodão colorido, produto genuinamente paraibano - pelo menos por enquanto. Atenção "Pequenina e Heroica," pode contar com o apoio do Blog. Na foto Ana Maia, estilista da Capucho's. H.C.

Exposição internacional do Rio Grande do Sul abre espaço para microempresa da Paraíba. Pela primeira vez a Paraíba estará presente na Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários), o maior evento do gênero em todo o mundo, que acontece todos os anos, em Esteio, cidade integrante da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Essa oportunidade ocorre em face do convite formulado à microempresa paraibana Capucho's Algodão Colorido, por ser uma empresa que atua no mercado com produtos naturais e ecologicamente corretos.

A Capucho's desenvolve produção e comercialização de vestuário e acessórios utilizando o algodão colorido e outras matérias primas naturais. Essa linha de produtos tem recebido a melhor aceitação do mercado consumidor de artigos de moda, tanto pela condição de ser antialérgica por não utilizar corante químico, e ecologicamente correta por não usar agrotóxicos na sua cultura.

Em todos os salões e eventos nacionais e internacionais de que tem participado essa microempresa paraibana vem conquistando o público que se mostra interessado e impressionado com a beleza do algodão colorido agregado ao valor artesanal dos artistas paraibanos. As peças são confeccionadas e costumizadas com renda renascença e bordados a mão, buscando a arte manual na sua essência. “Tudo isso faz com que a Capucho's crie o seu diferencial”, informa a estilista e jornalista Ana Maia, responsável pela criação dessas peças.

Missão e localidade - A Capucho’s Algodão Colorido tem como missão oferecer produtos confeccionados com algodão colorido natural elaborados com arte, de forma que cada peça seja uma concepção artística por sua criatividade, beleza e bom gosto, que nascem também das mãos de artesãos paraibanos. “É a moda ecologica e socialmente correta aplicada em peças artesanais produzidas com algodão colorido 100% natural direcionadas ao público consumidor de bom gosto e consciente, como afirma Ana Maia, que vem divulgando o seu trabalho em diversos estados brasileiros e no exterior, destacando-se em países como Argentina, Bélgica, França e Portugal.

"A Capucho's sente-se orgulhosa em ter sido convidada e representar a Paraíba nesse evento que é um marco na economia do Rio Grande do Sul e até do Brasil, por seus volumes de negócios ali realizados, e principalmente por nos ter dado a oportunidade de divulgar um produto genuinamente paraibano de muita importância para a nossa conscientização ecológica e social” enfatiza Ana Maia.

Melhoramento do algodoeiro - Em 1975, como principal atividade do Centro Nacional de Pesquisa de Algodão/CNPA, sediado em Campina Grande (PB), foi implantado o programa de melhoramento do algodoeiro na Embrapa. Mas só a partir de 1989 teve início o trabalho de melhoramento genético, estabelecendo-se como principais objetivos elevar a resistência das fibras, finura, comprimento e uniformidade, estabilizar a coloração das fibras nas tonalidades creme e marrom, e aumentar a produtividade em nível de campo.

A Paraíba é o único estado brasileiro a trabalhar com produção industrial de produtos e artefatos de algodão colorido. Ecologicamente correto, não poluente, de forte apelo no mercado internacional, o algodão colorido desenvolvido pela Embrapa em Campina Grande tem se consolidado como uma cultura sustentável e excelente alternativa econômica para a agricultura familiar. Recentemente, duas novas cultivares de algodão colorido foram lançadas pela Embrapa: a safira, de tonalidade verde, e a rubi, avermelhada.

Expointer em evidência – A edição de 2008 da Expointer entrou para a história como a maior de todos os tempos. A comercialização de animais, máquinas, implementos agrícolas, artesanato e produtos da agricultura familiar somou R$ 383,5 milhões. O valor é 191,2% superior à edição de 2007, que teve R$ 131,7 milhões em negócios e foi considerada uma feira de recordes, por superar as vendas históricas em animais, artesanato e na agricultura familiar.

A sede da Expointer fica em Esteio, onde se localiza o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, que possui uma área de 141 hectares, distante 25 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O Parque, com 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos e 70 mil metros quadrados de área para exposição, possui toda a infra-estrutura para receber seus visitantes e expositores.

Mais informações no site www.expointer.rs.gov.br.