quarta-feira, setembro 30, 2009

Considerando

A Tragicomédia Hondurenha


Hugo Caldas


Um certo coronel Paulo Pimentel, irmão na vida real do Capitão Nascimento, herói do filme “Tropa de Elite”, deveria ter sido ouvido antes de Lula e seus comparsas se meterem na camisa de onze varas em Honduras. Adido militar junto à Embaixada em Tegucigalpa, hum, hum, em acordo de cooperação, após a queda de Zé Laia recebeu ordens de voltar para casa. Escreveu o coronel, um artigo onde critica a atitude do novo governo Honduras, mas diz com todas as letras: "Não houve golpe!" O artigo, bastante longo porém elucidativo, poderá ser consultado no Blog do considerado jornalista Moacir Japiassu. Para tanto basta clicar em "Blogstraquis" nos links à direita de quem vai.


É Causa Pétrea. A Carta Magna de Honduras, diz o coronel Pimentel, proíbe a reeleição, destitui e considera “traidor da pátria” qualquer governante que tente instaurá-la. A destituição de Zé Laia, decidida pela Corte Suprema, foi referendada pelo Congresso por uma votação contundente: 123 x 5. Nem o Auto Esporte da Paraíba, em noite infeliz, jogando contra o Corinthians no Pacaembu, levaria tal goleada. O porra-louca do Zé Laia ainda achou de liderar uma malta desavisada em frustrada invasão a instalações da Força Aérea hondurenha. Recebeu então, mais condenações. Até do seu ex-vice. Entonces...


O Pai dos pobres - Mãe dos bancos, Luís Inácio, além dos US$ 332 milhões para construir uma estrada, deu mais US$ 4 milhões do nosso sofrido bolso ao cocaleiro Evo Morales, para saúde e educação. Dos cidadãos bolivianos, por supuesto, porque por aqui não há verba pra comprar gaze esparadrapo ou mercurocromo. É bom lembrar que o atendimento nos hospitais "beira a perfeição". Ótimo negócio esse de invadir refinarias de petróleo. São uns pobretões, mas é tudo gente muito fina. Não custa nada para um país rico como o Brasil uma reles refinaria ou o aumento do pagamento da energia, de uma Itaipú que nós mesmos construímos. O Fernando Lugo (bispo papa-anjo que não pode ver uma filha de Maria - come todas), saiu no lucro. Claro, é muy amigo!


Enquanto isso o Consulado Brasileiro em Nova York leva fama de caloteiro. Lá, na Big Apple, empresas de táxis correm às léguas de clientes brasileiros ligados a comitivas oficiais: reclamam que o consulado-geral do Brasil, honrando a tradição, leva até 90 dias para pagar as faturas.


Tanto que eu rezo e só me aparece assombração. Não é que o Gringo se materializou no pedaço! Pois é, após uma temporada em Havard, o Mangabeira Unger voltou para se filiar ao PMDB e percorrer o país tentando viabilizar, acredite, sua (his) candidaturaass. A verreador? Nada disso, ele quer sairrr candidato a Presidentes do Repúblicas. Precisaria antes, fazer curso de imersão total na língua portuguesa. Alô professores de português, quem se habilita? O homem deve pagar bem.


Enfim, cai a máscara. Em nota, a UNE, União Nacional dos Estudantes, repudiou o “golpe militar” em Honduras. Não cita entretanto, ditaduras cruentas como Cuba, Líbia e Zimbábue, cujos líderes se perpetuam no poder e adoram posar para fotografias ao lado do amigão Lula.


E para fechar este Considerando de hoje nada melhor do que o Bufão Bolivariano. O aprendiz de Mussolini, o notório golpista, o nosso velho conhecido, Hugo Chávez. O capadócio conspira mesmo contra Lula e contra o Brasil. Plantou Zé Laia na embaixada, para meter o país neste imbróglio e fez o Lula vestir o balandrau (*). Não satisfeito agora declara apoio a Dilma Rousseff. Ela que afirmou ter-se livrado de um câncer, arrumou outro.


O Blog do Hugão também é cultura:


(*) O Aurélio registra: Balandrau, substantivo masculino.

Opa usada por algumas irmandades em cerimônias religiosas. Antiga vestimenta de capuz e mangas largas que durante o Santo Ofício, os condenados à fogueira, antes de subir ao patíbulo, eram obrigados a comprar e a vestir. Era embebida em óleo, cera e outros materiais inflamáveis pelos piedosos algozes, para que ardesse melhor. O comprimento dos balandraus era de "11 varas". A vara era uma medida equivalente a 1 metro e 10 centímetros. Portanto a opa, tinha nada menos do que 12 metros. Na realidade balandrau é a popular camisa de onze varas, hoje sinônimo de encrenca."


hucaldas@gmail.com

newbulletinboard.blogspot.com

hugocaldas.blogspot.com

Um comentário:

Ligia Tabosa disse...

Excelente matéria de um humor tão afiado, tão escrachado e sutil q só voce mesmo....Sempre tiete sua. Beijão Hugo (lantejoulas...)
Lígia.