sexta-feira, setembro 11, 2009

O Meu Cinema

Desculpem caros "cineastas" desses tempos hodiernos mas considero o cinema desse cavalheiro ainda definitivo. H.C.

Do G1, São Paulo

Anselmo Duarte recebe alta após 24 dias de internação Cineasta de 89 anos se recuperava de cirurgia que retirou tumor da bexiga. Ele dirigiu 'O pagador de promessas', único brasileiro vencedor em Cannes.

O cineasta Anselmo Duarte, de 89 anos, recebeu alta nesta sexta-feira (11), após 24 dias internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Ele se recuperava de um infarto e uma cirurgia que retirou um tumor da bexiga, realizada em 28 de agosto.

Segundo boletim médico divulgado pelo Incor, Duarte “deve seguir em tratamento domiciliar, intercalado com acompanhamento médico periódico em caráter ambulatorial”.

O diretor paulista é um dos mais prestigiados cineastas do país. Com o filme “O pagador de promessas” (1962), ele foi premiado no Festival de Cinema de Cannes com a Palma de Ouro – a única concedida até hoje a um filme brasileiro.

A produção, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Glória Menezes, também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

O filme rodado em Salvador critica a intolerância da Igreja Católica e aborda a mistura de religiões no Brasil. O elenco também tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell.

Além de diretor, Duarte também é ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Destaque para “O caçador de esmeraldas” (1979), “O marginal” (1974) e “Um certo capitão Rodrigo” (1971).

Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme “Brasa adormecida” (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.

2 comentários:

Silvia Freire disse...

Oi Hugão
Adorei ver ANselmo DUarte, ele continua lindo... Bjs
Silvia

Girley Brazileiro disse...

Hugo,

Eu não sabia de Anselmo Duarte, há muito tempo. Grande Anselmo!!! Noventinha, não é? Beleza. Obrigado pela informação.

Girley