terça-feira, novembro 17, 2009

Cartas da Alemanha


Oi Hugo! Finalmente, aqui vai a receita da torta "Schwarzwald" que prometi! Ontem mesmo comi um pedacinho. Hummmmmmmmmmmmmm!!!!! Irresistível! O problema da internet continua, mas vou tentar dar um jeito e te mandar outro texto antes da próxima Terça-Feira. Beijos Fabia

Receita de Torta Floresta Negra

Para massa da torta:
Separar as gemas das claras de 6 ovos. Bater as gema com 4-5 colheres de sopa de água morna e 60 gramas de açúcar. Depois bater as claras em neve e adicionar mais 60 grs de açucar (pode reduzir esta quantidade de acordo com sua preferência). Colocar as claras em neve sobre o creme das gemas.

Misturar 60 grs de farinha de trigo, 60 grs de cacau em pó, 60 grs de amido em pó e 1 colher de chá de fermento em pó e peneirar essa mistura de ingredientes sobre a massa de ovos. Colocar esta massa dentro de uma forma untada (cerca de 26cm de diâmetro) ou forrada com papel apropriado para forno e levar à temperatura de 200Graus centígrados (em cima e em baixo da forma) e deixar por 30 minutos assando nesta temperatura. Depois retirar a forma do forno, deixar esfriar sobre uma grade (algo que permita arejamento da base da massa). Preferencialmente faça essa massa na véspera de rechear a torta. Esfatie a massa em 3 camadas para depois umedecê-las com a seguinte mistura: 5 colheres de sopa de "Kirschwasser" (cachaça de cerejas) ou use a criatividade e escolha outra cachacinha que seja suave (ou talvez vinho branco, caso não consiga o ingrediente para a receita original); 5 colheres de sopa de suco de cereja (o suco que vem no vidrinho com cerejas) e 1. colher de açúcar (quantidade a seu gosto, não mais que 1 colher de sopa).

Para a massa "descansada":
Primeiro misturar 60g de manteiga com 30 g de açúcar de confeiteiro, com açúcar de baunilha (1 pacotinho pequeno de 70-75grs), 1 gema e 1 colher de sopa de cachaça ou vinho branco. Depois colocar 100g de farinha de trigo e amassar bem. Colocar na geladeira para descansar por um tempo (10 min). Espalhar esta massa sobre uma forma do mesmo tamanho que tenha as bordas removíveis (como moldura) e deixar assar por cerca de 10 - 15 minutos em temperatura de 180 graus centígrados.

Deixar o suco das cerejas escorrer através de peneira e eventualmente separar algumas cerejas para a decoração (opcional). Cozinhar 250ml deste suco com canela em pó. Se o suco estiver adocicado, não adicionar mais açúcar. Se não contiver açúcar, então colocar um pouquinho. Misturar 2 colheres de sopa de amido em pó com um pouquinho de água fria e adicionar ao suco de cerejas. Deixar ferver e então colocar as cerejas. Misturar com cautela para não esmagar as cerejas e deixar até ferver. Então retirar do fogo e deixar esfriar. Colocar 5 colheres de sopa de "Kirschwasser", ou de outra cachaça suave ou de vinho branco e misturar.

Misturar 3 pacotinhos de "Sahnesteif" (acho que se chama estabilizador em português. Em inglês corresponde à Whipped Cream Stabilizer. Conheço a marca Dr. Oetker que oferece esse produto em pacotes) com 50g de açúcar, 50g de açúcar de confeiteiro e mais outro pacotinho de açúcar de baunilha. Depois bater separadamente 800 ml de creme de nata. Adicionar a mistura anterior e bater mais intensamente até obter consistência e então colocar 5 colheres de cachaça de cerejas ou vinho branco e bater bem para obter consistência.

Colocar a base da massa descansada assada e já fria sobre o prato no qual a torta será montada. Distribuir igualmente 2 colheres de sopa do recheio de cerejas. As camadas são intercaladas com camada da outra massa assada umidificada com cachaça ou vinho. Distribuir o recheio sobre as camadas deixando cerca de 2 cm livres nas bordas. Cobrir a torta toda com chantilly e depois decorar os lados com raspas de chocolate meio amargo e em cima com as cerejinhas em maraschino (use a sua criatividade para decorar).

Esta receita pode ser trabalhosa, mas uma coisa é certa: deliciosa também! O tempo gasto para fazê-la é aproximadamente de 1 hora. E preferivelmente se faz um dia antes de servir. Esta é a receita que recomendo como sobremesa para a noite de Natal com tudo que se tem direito! Dia seguinte: a praia espera para uma caminhada bem saudável que ajuda a queimar as calorias ingeridas! Então experimente e aprove! Grande abraço e até a próxima com mais uma novidade.

Fabia de Carvalho

Nenhum comentário: