segunda-feira, dezembro 28, 2009

Cartas da Alemanha

Oi Hugo,

Pronto missão cumprida! Demorou, mas ainda em tempo, aqui seguem estas fotos que fiz durante a minha passagem por Zurique em frente à estação central de trem e por Basel em Marktplatz há alguns dias quando ainda não havia neve e eu aproveitei para ver a decoração de natal de alguns cantinhos mais conhecidos da cidade. Hoje, de volta para a Floresta Negra, "meu coração congelou" (veja na foto de Lucas Kunz). Mas a previsão do tempo diz que vai "esquentar". De fato a neve esta derretendo. A temperatura às vezes aumenta ou diminui bruscamente. Coisas do clima maluco que vivemos atualmente, tema atual de notícias em todo mundo com os debates em Kopenhagen.

Há 20 anos eu sempre vejo esta mesma decoração no natal em Basel. Mas este ano outros lugares da cidade foram decorados também e de outra maneira. Zurique me surpreendeu este ano por dois motivos: o primeiro é que está com muitas luzes na cidade o que eu nunca havia visto, nem nos anos em que trabalhei e estudei por lá. O segundo motivo é a decoração feita com garrafas de plástico, material reciclado, coisa que nós já temos visto aí no Brasil e aqui pra mim foi novidade. Não sei se a população que corre para não perder o trem chegou a perceber do que se trata, em todo caso eu vi, gostei e aqui mando pra todos verem. E finalmente um recado: vamos dar uma contribuição para o Planeta Terra. Reciclar é um excelente começo.

A noite de 24 de Dezembro foi celebrada com muita chuva pelos lados de cá. Mesmo assim fui à Freiburg para ver a Missa de Natal na Catedral. Mas foi por causa da chuva que não havia tanta gente quanto se esperava.

Depois da missa, ainda tive vontade de Fotografar a cidade com suas luzes, mas algumas delas já haviam sido apagadas e o frio com umidade não estavam me agradando nada. Portanto voltei para a Floresta Negra contente da vida, com minha missão cumprida.

Aqui no silêncio que eu aprecio, contrariado apenas pelo vento quando sopra (agora os pássaros já estão bem longe e todo mundo parece bem tranqüilo dentro de suas casas) tenho a sensação que o tempo "parou" e aproveito para terminar alguns trabalhinhos pendentes porque no novo ano tudo continua e meu slogan permanece:

"Ora et labora".

Esperamos que o ano de 2010 nos traga ótimas surpresas.

Gloria in excelsis Deo, et in terra p
ax hominibus bonae voluntatis

Um grande abraço.

Fábia

Nenhum comentário: