domingo, janeiro 31, 2010

Haiti 2010: Perigos e oportunidades...


Palmari de Lucena

Existem boas razões para estarmos no Haiti, o segundo país da região a tornar-se independente, em 1804. Além da devastação do terremoto, enfrentamos os problemas de pobreza extrema, HIV/AIDS, violência e corrupção. O tráfico ilícito de armas e drogas desafia a segurança da região e atrofia as possibilidades de criar um clima estável para o desenvolvimento e inversões na economia do país. O terremoto, que ora galvaniza o humanismo da comunidade internacional, pode e deve ser o ponto de partida da corrida em direção às Metas do Milênio. Normalmente, países crescem após experimentar desastres naturais de grande magnitude. Criam solidariedade entres as classes sociais, mitigam danos ambientais, rebobinam a economia do país. Não deveríamos permitir que o Haiti fosse a exceção...

Sabemos que uma quantidade significativa de drogas destinadas ao mercado norte-americano, é exportada através do Haiti. Falta de lei e ordem é evidente em áreas urbanas, penitenciarias e favelas, controladas por gangues armadas. Risco de um êxodo haitiano pelas águas perigosas do Caribe é uma possibilidade sempre presente, nos esquemas de segurança e patrulhamento naval americano e outras partes interessadas. Todos esses fatos pesam nas decisões do Conselho de Segurança e outras esferas de influência. Limitando o escopo de missões multilaterais e unilaterais à manutenção da ordem pública. Policiando o país com militares estrangeiros, com pouco conhecimento da cultura nacional e elevado custo para a comunidade internacional.

Provável desgaste e impopularidade das forças de paz da ONU, que patrulham as favelas de Port-au-Prince. Inevitáveis enfrentamentos armados com gangues, prisioneiros evadidos e outros elementos anti-sociais são preocupações constantes e reais. Instituições democráticas falidas e a pobreza extrema são companheiras inseparáveis no Haiti. A ajuda humanitária desinteressada, um ato louvável, deve ser administrada com cautela e eficiência. Evitando assim mais corrupção e dependência na "largesse" de países doadores e da ONU. Quase trinta anos sob a tutela do Fundo Monetário Internacional; várias missões de paz da ONU; e intervenções unilaterais dos Estados Unidos, trocaram muito pouco da realidade haitiana, tornando-o ainda mais vulnerável a catástrofes e suas sequelas.

Enfocar questões de segurança e restaurar a ordem é o caminho mais fácil, talvez mais palpável, de explicar envolvimento militar em terras distantes. Eventualmente, apoio político e financeiro pode ser afetado por cenas dramáticas, comuns em ocupações militares, mesmo as da ONU. Caixões de pinho com restos mortais de soldados. Confrontos violentos entre soldados da ONU e elementos nacionais, gangues ou paramilitares, podem transformar apoio popular em protestos contra as tropas de ocupação, no Haiti, ou nos países participantes da missão de paz.

Devemos procurar soluções nacionais, dentro de um contexto global. Não podemos repetir os erros do passado. Globalização e integração econômica, baseada em instrumentos financeiros e administrativos, não apresentam soluções viáveis ou imediatas para os problemas do Haiti. A globalização que o país precisa é a continuação do espírito de fraternidade e solidariedade demonstrado pela comunidade internacional, no terremoto. Além do período de resgate, ajuda material e conforto da população, é imperativo o engajamento imediato e eficaz na reconstrução da infraestrutura e economia nacional. Eis ai o maior desafio do Haiti...

Palmari H. de Lucena é consultor internacional

palmari@gmail.com

Nenhum comentário: