sábado, fevereiro 20, 2010

UM CABRA TINHOSO

Hugo Caldas

Crônica tirada de uma notícia de jornal:

El País: "Faleceu no último dia 4 de fevereiro em Costa Blanca, Espanha, de causas naturais aos 91 anos de idade, o recordista de fugas durante a Segunda Guerra Mundial, o cidadão bri
tânico, Horace Joseph "Jim" Greasley."

Nascido em Ibstock, Leicestershire, Greasley era um pacato barbeiro quando a Alemanha invadiu a Tchecoslováquia em março de 1939. A Inglaterra logo em seguida publicou o Ato de Treinamento Militar, convocando homens de 18 a 40 anos para o serviço de guerra. Alistado, ele recebeu treinamento que durou sete semanas, sendo então integrado ao 5º Regimento de Leicestershire. Foi em seguida enviado à França como componente da Força Expedicionária Britânica. Em maio de 1940, enquanto recuava na confusão reinante em Dunquerque, Horace foi feito prisioneiro, e juntamente com outros soldados britânicos, enviado a um campo de concentração na Silésia, no leste da Alemanha. A guerra durou muito pouco para o nosso herói.

Aqui começa uma aventura inteiramente nova.

A história começa a tomar cores de produção cinematográfica quando ao chegar ao campo de prisioneiros, Horace conhece Rosa Rauchbach a filha de um funcionário de uma mina de mármore anexada ao campo. Rosa tinha 17 anos e trabalhava como intérprete de inglês. Logo, que bateu os olhos nela uma forte atração surgiu entre os dois. O sentimento foi recíproco pois em pouco tempo, Jim Greasley e Rosa Rauchbach não mais faziam o mínimo segredo do namoro proibido dos dois. Se encontravam pela manhã, à tarde, e de noite, em lugares os mais diversos como dormitórios, oficinas, escritórios ou qualquer outro espaço que lhes assegurasse "uma rapidinha". Oh, doce pássaro da juventude. Contudo, o que é bom dura pouco. Não demorou muito e ele foi transferido, um ano depois, para o campo de Freiwaldau, uns 65 quilômetros mais para o leste. Greasley se viu no mato sem cachorro e sem o seu amor. Intuiu então que a única maneira de manter vivo o seu relacionamento com Rosa seria fugir do campo. Puro devaneio tentar voltar à Inglaterra. Forçosamente ele teria que pensar numa maneira de escapar e voltar ao cativeiro. Iniciou então, uma série de "saídas rápidas" sempre disfarçado, em meio a grupos de trabalho temporário, e logo passou a receber ajuda de pessoas da região. Como barbeiro do campo, Greasley começou a receber com britânica freqüência recados de Rosa, trazidos por colegas que vinham até ele a fim de cortar o cabelo. Ela ainda conseguiu enviar peças isoladas em pequenos pacotes, que permitiram aos prisioneiros montar um rádio e escutar a BBC. Tudo na maior mordomia. De fazer inveja aos "Hogan's Heroes ("Guerra, Sombra e Àgua Fresca”), uma série de TV que satirizava a II Guerra Mundial, mostrando espertos prisioneiros de guerra aliados que enganam de todas as formas seus captores nazistas. No caso de Greasley, uma desmoralização pura e simples à rigidez sinistra e assassina dos SS a quem os campos de concentração eram subordinados.

Greasley fugiu e voltou ao campo 250 vezes, sempre desapercebido.

Cabra tinhoso. Tanto, que certa vez teve o topete de peitar o SS-Reichsführer Heinrich Himmler, durante uma inspeção de prisioneiros. Ele, simplesmente tirou a camisa para mostrar a Himmler o estado de magreza em que se encontrava, e ainda exigiu, de acordo com a Convenção de Genebra, alimentação adequada, ou seja, aumento nas rações diárias. Esse insólito encontro foi devidamente registrado e aí está a foto que não me deixa mentir.

Himmler é esse baixinho invocado de óculos, dono de um bigodinho mais ridículo do que o do Führer. Estou reunindo documentação para um texto sobre esse senhor a quem o maluco do Hitler delegou "A Solução Final" que outra coisa não era que a eliminação de TODA a população judia na Europa ocupada. Mas, voltemos ao nosso heroi.

O tempo passou. A guerra acabou. Os russos chegaram e libertaram o campo. Jim Greasley se reencontrou com a liberdade em 24 de maio de 1945, após 5 anos na prisão. Já de volta à Inglaterra, continuou recebendo cartas de Rosa. Certo dia lhe chegou a notícia. Rosa havia falecido de parto juntamente com a criança. Ele jamais soube se o filho era seu.

Nos anos que se seguiram o após-guerra, Jim Greasley voltou a trabalhar como barbeiro, fundou uma companhia de táxis e uma firma de entregas. Em 1970 conheceu Brenda com quem se casou em 1975. Em 1988 foram morar na Espanha. Na Costa Blanca, em 2008, Greasley publicou o seu livro "Do The Birds Still Sing In Hell?" ("Os Pássaros Ainda Cantam no Inferno?”). Ele sempre se prometia voltar à Silésia. No final de 2009 concordou em rodar nas dependências do campo um documentário para uma TV americana, com a direção de Steven Spielberg que estava interessado em filmar a história completa de Horace Greasley.

Horace Joseph "Jim" Greasley, faleceu dormindo antes que pudesse cumprir a promessa. Deixou esposa, e um casal de filhos.

2 comentários:

Mary Caldas disse...

Que bela história de amor e guerra apesar de sem "happy end". Eu não tenho dúvidas que o filho de Rosa era dele, Horace Greasley.

Agora vou esperar a história do Himmler.

Mary

Fábia disse...

Pena que o protagonista principal faleceu antes de ver a obra concluída no cinema. Fábia