quarta-feira, março 17, 2010

Crime Ambiental (mais um)

Hugo Caldas

A Tamarineira é um velho e aristocrático bairro do Recife. Nele está localizada uma das poucas áreas verdes da cidade, sobrevivente à sanha assassina de incorporadores e imobiliárias. Pois bem, há neste restante de paraíso um sítio de quase um hectare. Dentro do sítio um hospital psiquiátrico. Tanto o hospital como a mata estão agora ameaçados de morte. Em seu lugar, algum excomungado resolveu construir pasmem, um shopping center. O Hospital Ulysses Pernambucano, conhecido como Hospital da Tamarineira pertence (?) à Santa Casa de Misericórdia.

O anúncio oficial do criminoso empreendimento foi feito solenemente na tarde desta segunda-feira pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A Arquidiocese terá a parceria da empresa Realesis, integrante do grupo BVA com sede no Rio de Janeiro.

Nos tempos do Império, a saúde dos brasileiros era tratada pelas mãos da Santa Casa de Misericórdia. Em 1883 o Hospital foi recebido pela Santa Casa, para administração. Em 1924, o governo do Estado o retoma, através de decreto do Governador Barbosa Lima Sobrinho. Em 1930, pelo mau estado em que se encontrava, o Hospital da Tamarineira passa a ser administrado pelo médico Ulysses Pernambucano, que o restaurou. Em 1992 por Decreto Estadual de número 15650, o Hospital, bem como a matinha se tornam em bens tombados pelo Patrimônio Histórico do Estado.

Fala-se à boca pequena que há muito mais lingüiça (com trema, por favor) por debaixo desse angu. Gente poderosa, com ligações no primeiro escalão do Governo Federal e mais um espiroqueta ricaço que se está tormando o imperador do Recife. Vamos prestar a devida atenção e ver até onde vai essa despudorada aventura.

A quem reclamar? Ninguém sabe. Ao bispo, seguramente que não. Ele é o mais interessado na negociata. Mas estamos no Brasil onde tudo pode acontecer. Onde tudo vai bem e nada vai mal. O vídeo abaixo lhe dará a oportunidade de ver talvez pela última vez, a matinha da Tamarineira.



2 comentários:

djanirasilva disse...

É isto aí Hugo, reclamar a quem? Não temos autoridades que se preocupem com o
bem estar do nosso país.Porém é bom não calar. Vale a pena mostrar que não somos cegos. Djanira

Mary Caldas disse...

Realmente é de se lamentar...
um lugar como esse virar um monte de concreto armado visando o capitalismo desenfreado.
Faço votos que preservem as árvores...ao menos.