sexta-feira, março 26, 2010

O QUE SERIA DO AMARELO SE TODOS GOSTASSEM APENAS DO AZUL?

Hugo Caldas

Amigo a quem muito prezo e respeito, anda irritadíssimo comigo a tal ponto de enviar-me e-mail preocupado com a minha sanidade mental. Calculam vocês a razão? Simplesmente porque pedi em texto aqui mesmo no Blog, que meus leitores (todos os três) dessem a devida atenção a um vídeo onde, uma velha maluca, (segundo ele), entusiasta de discos voadores, fala mal da vacina da gripe H1N1 e por tabela desanca as grandes corporações americanas ligadas à indústria farmacêutica. Em que pese o preconceito (velha maluca), cada um tem o direito de dizer o que quiser. Não teria também a Dra Kilde o direito de externar a sua opinião de médica? Terá o meu estimado amigo prestado a sua valiosíssima atenção aos outros três links postados no mesmo texto, onde existem outras opiniões contra a vacina, mas sem alusão à discos voadores e quejandos?

O meu considerado amigo tem todo o direito de temer pela salubridade da minha psique. Agradeço os seus cuidados e respeito a sua opinião. Bem como o direito de externá-la. Concordar com ela, bem aí, já são outros quinhentos.

Acha, o meu prezado amigo que eu estaria sendo preconceituoso com os dois ministros "técnicos que se salvam no Governo Petista." O Ministro Temporão "é uma pessoa séria". Mas essa pessoa séria gastou 40 milhões com um gel super específico para ser distribuído às bibas durante o carnaval. O SUS vai fazer cirurgias para mudança de sexo por ordem expressa do ministro técnico. Acho que esse Temporão tem idéia fixa. Bem dizia a minha mãe: "Quem disso cuida, disso usa". O fato de ser português e ostentar sobrenome tão desusado talvez explique a diferença de timing. Já o Ministro Haddad não foi nem de longe citado no meu texto. Faço-o entretanto agora:

"Atenção viadagem deste país! Foi inaugurada em Campinas (onde mais, Pelotas talvez) uma escola para gays." Isso mesmo. Trata-se de uma ONG que receberá recursos do Ministério da Educação e do governo do Estado de São Paulo. Pois é, as meninas estão no maior alvoroço para efetuarem a matrícula. Haverá cursos de crochê, etiqueta, corte e costura, modelo e afins. Esses "ministros técnicos"!

Nunca antes na história deste país vi um povo tão anestesiado, tão oscilante, tão sem caráter, vivendo no bem bom do mundo da lua, de uma bolsa-qualquer-coisa. Ei, pessoal, já é tempo de acordar! Ao trabalho! Vamos fazer jus a Bolsa Família que é paga com o meu dinheiro. Sei que a ociosidade é a mãe de todos os vícios. "Ai que preguiça" diz o Macunaíma, nosso anti-herói.

Abaixo, um mero exercício de comparação de fotos & fatos:

Nazistas, 10 de maio de 1933

O fato meus caros, é que vocês, do "Cordão Encarnado" seguem ao pé da letra um dos mais austeros e perigosos dogmas do credo nazista: "Se não está comigo está contra mim". Não se pode pensar diferentemente. Vocês, meus caros, não conseguem arrostar a queda do Muro de Berlim. Ninguém parece se dar conta que não existe mais a União Soviética nem tremula nos céus de Moscou a odiosa bandeira da foice e o martelo... Ficam todos aí, fazendo cara de paisagem... dando a entender que não é com eles. E eu é que sou o maluco? CUT, 26 de março de 2010.

A diferença é que uma das fotos é colorida, a outra em preto e branco. Uma é noturna, a outra é diurna. Uma foi feita em Berlim, a outra em São Paulo. A arbitrariedade da queima de livros, é crime comum à nazistas e comunistas.


Estivemos juntos durante a ditadura, sei muito bem, e não poderia ser de outra forma. À época trabalhei um certo tempo no 1º Grupamento de Engenharia de Construção, sede do Quartel-General em João Pessoa. Fui contratado para uniformizar a relação dos vários equipamentos de engenharia que provinham dos Estados Unidos e que infelizmente cada batalhão aqui no Brasil, lhes dava uma nomenclatura própria. Uma desordem monumental.

Lá, conheci o Gen Arthur Duarte Candal da Fonsêca, pessoa fina, educada, com quem tive altos papos. Em inglês. Ele queria treinar o seu próprio desempenho na língua inglesa. Era raro o dia em que o seu ordenança não vinha até a seção onde eu trabalhava e para meu desespero e o profundo rancor de um certo major, falava em voz alta: "o general está lhe chamando"! Seguia então para o escritório do general e lá ficava até o final do expediente. Às vezes, quando a conversa estava boa, íamos além do horário. Conversávamos sobre tudo, inclusive a revolução. No decorrer desses papos consegui livrar a cara de muitos amigos que moravam em um caderninho de capa azul no bolso do general. Jamais vou esquecer uma tarde em que misteriosamente apareceu na minha mesa, uma folha de papel almaço com os nomes de dois amigos, e uma anotação em lápis vermelho: "Prisão". Fiz o possível e o impossível para encontrá-los. Passei-lhes a informação e graças a Deus nada aconteceu. Desapareceram em tempo hábil. Não quero nem devo aqui citar nomes até porque não tenho a mínima vocação para Oskar Schindler, aquele da Lista do Steven Spielberg.

O general costumava dizer:

- Não se engane, meu caro. "Essa gente, nem todos é claro, quer retirar os militares do poder para instalar no Brasil uma república sindicalista”. À principio hesitava, não queria acreditar, porém hoje, vejo que o Gen Candal estava coberto de razão. Não conseguiram chegar ao poder pelas armas, ainda bem, ou hoje estaríamos amargando a mesma desprezível e odienta situação da infeliz ilha dos Castro.

Muitos desses abnegados heróis fizeram na verdade um belo de um investimento, para a devida cobrança nos dias de hoje. Vocês sabem perfeitamente sobre o que e de quem estou falando. Queriam na realidade "se arrumar". Lavar a égua. Deviam todos, até por dever de consciência, fazer um "mea culpa", dobrando o joelho em terra, ao meio dia de uma sexta-feira qualquer e rezar contritamente: "Confiteor Deo omnipotenti" e reconhecer que aquele belo sonho que tanto nos encantou na juventude se converteu na mãe de todas as mentiras. Será que é tão difícil assim?

Finalizando, diria que este é um Blog realmente democrático. Aqui postarão seus artigos o meu "bilioso" amigo Ipojuca Pontes e o calhorda do Zé Dirceu, se este senhor evidentemente, me enviar um texto interessante. Agradeço ao meu dileto e queridíssimo amigo por ter me honrado como leitor do Blog até recentemente, quando ainda supunha que a minha cabeça era coisa que, preconceitos à parte, valesse a pena.

Mas é isso meus caros, a pessoa vai envelhecendo e eis que se nos empurram goela abaixo, até os pulmões, "você está ficando doido". Fazer o que? Ainda é possível se ter opinião neste país? Menos mal. Em Cuba eu já estaria preso por delito de opinião. Preso de consciência. Pegaria uma cadeia de uns vinte e sete anos e provavelmente, entraria em greve de fome!

hucaldas@gmail.com

13 comentários:

Aline Alexandrino disse...

Huguíssimo
Com o respaldo moral que me concede o fato de ser um dos seus 3 leitores, contumazes, apresso-me a dar um pitaco sobre a opinião do tal amigo que considera que voce está ficando louco. Certamente ele não lhe conhece bem porque louco voce sempre foi, graças a Deus, pelo menos desde que lhe conheço e daí se vão mais de 40 anos (epa! revelei a idade...). Segundo o pai dos burros, no nosso caso o velho Orélio, louco tanto pode ser "aquele que perdeu a razão", como aquele "dominado por paixão intensa". Desde que nos vimos pela primeira vez, considero que voce se encaixa em ambos os verbetes, especialmente no segundo. Senão como justificar a sua biografia?! De sacristão a agente franqueado dos Correios, passando por diretor de escola de línguas (onde foi meu chefe) até a direção de um consórcio via Sebrae, meu irmão, só sendo mesmo pirado! E, pra completar, tem que se incluir neste samba do crioulo doido, à guisa de biografia, o gerenciamento deste blog, onde muitos de nós, eu inclusive, botamos pra fora tudo que está atravessado na garganta, pra não falar daquela indigestão que só alivia se sair pelo fiofó, em brado retumbante. Numa das postagens desta semana, onde há uma comparação entre Lula e Oscar Arias, um trecho da fala do costa-riquenho diz que " ...“Não existem presos políticos nas democracias. Em nenhum país verdadeiramente livre alguém vai para a prisão por pensar de modo diferente"... Seria bom que o seu amigo meditasse sobre essa afirmação, pois o que ele está fazendo é exatamente não permitir que alguém pense diferente. Tem um monte de idéias expostas no blog com as quais não concordo, mas até pra poder rebatê-las tenho de refletir sobre elas e não simplesmente achar que alguém está pirando por conta da idade (cuidado com a gerontofobia...).
Amigo é aquele que nos aceita, apesar do que somos ou deixamos de ser. Não sou obrigada a concordar com o que meus amigos professam (aliás são muito poucos os que chamo de amigos) mas defendo ardorosamente o direito que eles tem de professar o que quer que seja. Além do mais, a exposição do vídeo da dra. Kilde não obriga ninguém a aceitar ou acreditar no que ela diz. As diatribes (diatribes é bom, né?) deviam ser contra ela e não contra o blogueiro que divulgou o "causo". Ou como se diz em bom brasileiro: "portador não merece pancada". Tenho dito.
Aline

Carlos Mello disse...

Hugão, faço minhas as palavras da jovem Aline. Acrescentaria a frase genial de Chesterton: "Louco é aquele que perdeu tudo, menos a razão". Mas penso que os motivos que mobilizam esses cretinos para uma defesa cega e epiléptica das ditaduras "de esquerda" (como se esta fosse melhor que as outras - que diferença há entre Hitler e Stalin? Entre Pinochet e Fidel?) não são filosóficos nem ideológicos. Não. É a mera defesa de suas sinecuras, de aposentadorias fraudulentas e de mamatas. E agora se arvoram em defensores não sei de quê. Repetindo Macunaíma: "Ai que pregui..." Carlos

Unknown disse...

Consideradíssimo amigo Hugão, posso atestar, para todos os fins, que você está com a cabeça ótima. E o general Arthur Duarte Candal da Fonsêca estava coberto de razão naqueles papos que o amigo recorda, pois qualquer pessoa de bom senso prefere que este país seja comandado até por um pedófilo amigo do papa, porém jamais por uma besta quadrada nascida do sindicalismo de merda que sempre vazou pelos tempos afora.

A respeito do ministro Temporão, é sempre bom lembrar que ele foi demitido da prefeitura do Rio por César Maia, por causa da comprovada incompetência e da indisfarçável preguiça.

Unknown disse...

Uma vez meu professor de psicologia disse uma frase que me deixou pensativa que acho que vai servi para esse texto " É normal ser anormal no mundo normal."

Girley Brazileiro disse...

Hugão,
Estou fissurado com essa postagem. E mais ainda com todas as opiniões que foram externadas pelos seus amigos. Os verdadeiros... não é?
Concordo com vc em TUDO! Este país precisa de loucos como vc. Loucos (falo do loucos de paixão) como vc - e me julgo do seu time - precisa alertar esse pobre povo brasileiro para livrar a nação desse tsunami de roubalheira, insensatez, banditismo que tomou conta do país. Esses seus "seletos leitores" vc mande à merda que é o melhor endereço para eles acompanhados da corja de ladrões que governa o Brasil de hoje. Aliás, que voltem de onde vieram e de onde nunca deviam ter saido.
Girley

Jorge Zaupa disse...

Quem sejam eternos os loucos sábios e cultos como você!

Edinaldo Barão disse...

Caro Hugão! Conhecendo bem a inteligência a ética a crítica limpa, criativa, e LÚCIDA que fazes no teu blog; conhecendo principalmente o homem... sem nenhuma intenção de agradar posso afirmar com propriedade: Uma das melhores cabeças que já vi. Estes que se incomodam tanto e se enfurecem, respondo assim: Senhor meu primo, manda este estulto tomar no ........ pode publicar, retire ou acrescente o que quiser. Eu mantenho a assinatura. Abraços. Primo Edinaldo

P.S. - Quando vieres aqui em Filipeia velhinho, me esplicarás este churrasco de Timbú. Lá no Bulhões eu não me lembro de haver mais cobra coral. O TIMBÚ COMEU TUDO!

Edinaldo disse...

A quem interessar possa: Quem tiver a graça de conhecer essa cabeça que transborda conhecimento e que generosamente ensina, quem puder matar a sede em lições de ética e lisura, quem puder se respingar no estilo lúcido da critica construtiva e bem escrita desse mestre de vida a quem chamo Professor, que o faça, sua cabeça é como um lago perene onde a sede de conhecimento pode ser saciada.Aqueles que não o enxergam assim, que pena! nem todos sabem ouvir e perceber a grandeza dessa alma jovem a quem chamo de Amigo. Meu caro Hugão- se todos fossem iguais a voçe...... Abraços.Edinaldo

ecologiaemfoco disse...

Vá em frente caro amigo Hugo!
Como adulto, brasileiro privilegiado, com titulação acadêmica nos níveis concernentes à carreira de magistério... sinto-me capaz de julgar pertinente ou não, qualquer opinião que se dê sobre vacinas, política,ideologias... e até culinária! Esta última, se não souber, vou buscar informações no amplo acervo hoje disponível no "cyberspace". Portanto, quaisquer opiniões que sejam dadas sobre vantagens e desvantagens de "o que quer que seja", farei minhas avaliações sem precisar chamar ninguém de louco!!! Aliás, se alguém usar esta palavra com a intenção de ofender, "tá doido". Os leitores do blog do Hugão já disseram algo parecido!
Hoje em dia, é possível para qualquer cidadão acessar informações e daí julgar qualquer assunto que se deseje tomar conhecimento. "Mr. Google" orienta, praticamente de graça!
Repito: VÁ EM FRENTE!!!
BG

Ipojuca disse...

Caro Hugo.

Com alusão a sua hipotética (e saudável) loucura, me lembrei que você poderia ter entrado no PT, virado Deputado Federal (não é coisa dificil, basta figurar num sindicado da CUT ou ralar com insistência a estreita retórica vermelha), ou melhor, produtor cultural com trânsito livre e milionário nos balcões ministeriais ou, melhor ainda, fundado uma rendosa ONG para defender a ecologia e o meio ambiente irreversivelmente poluido. Em vez disso, montou um Blog aberto a todos - um bem-sucedido parlamento eletronico para o debate sem meias palavras, guiado pela divina loucura, que, óbvio, firma espaço de resistencia à mistificação totalitária.

Em tempo: os comunistas gramscianos inventaram o conceito de "pluralismo democratico" (extensão de "centralismo democratico", criado pelo sanguinário Lenin), uma mixórdia que só prevalece ou circula entre eles mesmos. Basta tocar num reles Temporão, tipo incompetente a serviço do "politicamente correto" tramado nos sujos corredores ideologicos da ONU - e a intolerância campeia.

Quanto a mim, o trato por "bilioso" (e outros que tais) só me faz morrer de rir. Tomo-o como bom sinal: revela que bati filrme no figado do adversário. Ha!Ha!ha!

Virgolino Alencar disse...

Amigo Hugo:
Fiz uma cirurgia de catarata e, embora a medicina moderna seja um sucesso e a cirurgia tenha sido perfeita, ainda estou sob recomendações médicas, indo devagar ao pote do computador.

Li o seu texto, li os comentários, fez-me bem ao estado de humor, curti as observações feitas por quem lhe conhece de perto, como intimamente estranhei e repudiei os xingamentos do seu amigo, porque, lendo o que você escreve, com estilo e arte, sinto que jamais poderia partir de um desajuizado, de modo que tenho-o no conceito de homem inteligente, competente, de temperamento agitado, pela ansiedade de fazer muito em pouco tempo. Abraços
Virgolino

Plinio Palhano disse...

O seu blog, prezado amigo Hugão, é um sucesso. Além dos leitores habituais que acompanham dia-a-dia seus textos críticos sobre os acontecimentos nacionais, os colaboradores participam com a mesma força de comunicação atraindo os que pensam também de forma diferenciada, sem a pretensão de formar uma unanimidade de pensamento. É um blog plural e democrático, com o tom de conversa como se estivéssemos na sua sala debatendo assuntos diversos. Mais saudável não poderia ser. Se há interpretações de loucura no que você diz as pessoas críticas e criativas são ‘desmioladas’, e sempre foram entendidas assim, mas na velha história da humanidade elas deixaram contribuições imensas. Se pensar diferente é loucura, como ficaria então o grande jornalismo? Talvez fosse aquela mesmice elogiando os que estão no poder, porque eles acham que tem de destacar as coisas ‘boas’ que fazem. Paciência!

Silvio Romero disse...

Sou leitor assíduo do blog. Me delicio com as crônicas e compartilho da linha flosófica do autor. Esse seu amigo não entendeu o espírito da coisa.
Fiquei feliz em saber que Osnaldo figura no rol de suas amizades. Gosto muito do galego.
Um abração. Silvio