segunda-feira, abril 19, 2010

Clip do Dia - A Verdadeira História de Brasília


José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como marechal José Pessôa, Cabaceiras, 12 de setembro de 1885 e falecido no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 1959, foi um militar brasileiro.

Filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, era sobrinho de Epitácio Pessôa, presidente da República de 1919 a 1922, e irmão de João Pessôa, presidente da Paraíba de
1928 a 1930.

"O Tiradentes de Brasília"

Imprescindível se fazer justiça em resgate da verdade histórica, reconhecendo-se que foi a Comissão de Planejamento e Localização da nova Capital, sob a Presidência de José Pessoa, a responsável pela exata escolha do local onde hoje se comemora os 50 anos da cidade de Brasília.

A idealização do plano-piloto, também foi obra da mesma comissão que em relatório, redigido pelo General José Pessôa, intitulado "Nova Metrópole do Brasil", entregue ao Presidente Café Filho, detalhou os pormenores do planejamento.

O General José Pessôa imaginou o nome da capital como Vera Cruz. O plano elaborado respeitava a História e não descaracterizava as tradições brasileiras. Grandes avenidas chamar-se-iam "Independência", "Bandeirantes" etc, diferentes, portanto, das atuais siglas de Brasília, como W-3, SQS, SCS, SMU e outros.

Cláudio Queiroz, Professor de Arquitetura da Universidade de Brasília, em declaração ao programa DF TV, sobre o Mal José Pessoa, disse: "O Marechal José Pessoa é um dos Tiradentes da História de Brasília. É uma dessas pessoas que sem ele, o processo talvez tivesse sido cortado e postergado a um outro momento. Ele desempenhou um período fundamental na implantação da nova capital, da perspectiva de realização efetiva, quero dizer, tornar real."
Veja o Clip abaixo. HC

3 comentários:

Rachel Rangel disse...

Hugo,
O Brasil precisa informações fidedígnas e que enriqueçam sua histária. Muito bonito e valioso o trabalho que vc vem desenvolvendo.
Contar histórias faz crescer aos que podem escutar histórias. E é a história que constitui um povo.
Meio à tantas contróversias, vc reafirma de maneira séria os fatos.
Parabéns!

Osnaldo Araujo disse...

Caríssimo,
Bela reportagem. Faz-me gostar ainda mais desta cidade que adotei.
Grande abraço. Osnaldo

Fábia disse...

Não sabia nada sobre o Marechal José Pessoa.
Alegro-me em aprender sobre uma personalidade benígna na História de Brasília, antes mesmo dela ter se tornado realidade.
Sendo o Marechal quem possívelmente plantou a semente para a sua construção com o projeto de Vera Cruz, nada mais do que justo divulgar o fato.
Talez seria mais um filme para Manfredo produzir: a estória ou História, antes dos "vaqueiros voadores".
Grande abraço, Fabia