domingo, junho 20, 2010

Mico Presidencial

Paulo Mayr

Detesto o termo. Primeira vez que uso. Mas logo mais, todo o primeiro escalão do nosso governo vai começar a pagar um belo Mico. Ministros e, certamente, muitas outras autoridades foram convidadas para o último Arraiá do Torto, a partir das 20,30, na Granja do Torto. Receberam um convite, em forma de coraçãozinho, com fotos de Lula e d. Marisa, devidamente trajados de caipiras, inclusive com chapéu de palha esgarçado (que graça!!!). No convite, segundo notícia da Folha de S. Paulo, há orientações para que os convidados levem um prato de doce ou salgado e se vistam a caráter.
No início, tudo bem...

Em episódio da fabulosa série A Grande Família da TV Globo, na repartição pública do Lineu, dos principais personagens, foi organizada uma festa a fantasia. Lineu, disciplinado como sempre, e sua boa mulher Nenem se empenharam na produção da fantasia. Animado, o casal entra na festa e constata que eram os dois únicos com fantasias. Lineu reclama com o chefe Mendonça. Mendonça é taxativo ao explicar com funcionam as coisas aqui, inclusive em relação a lazer:
Ta começando...

- Ora, Lineu; só você não sabe que não precisa de fantasia para vir a uma festa de fantasia.

Agora, uma coisa é funcionários concursados de uma Repartição Pública não darem ouvidos a determinação do convite do Mendonça de trajar fantasia. Outra coisa é desacatar a ordem de um chefe que não se chama Mendonça, não é sub, do sub do sub, mas sim o Presidente da República do Arraiá, digo, do Brasil!!!
Lá pras tantas...
Já que perdi a virgindade quanto ao uso do termo: é Mico do Tamanho de Um Bonde, principalmente se o Arraiá for aberto para fotógrafos!!!

Um comentário:

Carlos Mello disse...

Se eu acreditasse em carma, diria que o nosso é sermos ridicularizados pelos nossos presidentes. Quem não lembra do Costa e Silva e do Figueiredo? Mas, depois da ditadura, tivemos coisa ainda pior: Sarney, cuja figura já é uma obscenidade, com seu cabelo e bigode acaju; Collor, com aquela mulher (que, numa solenidade com os reis da Espanha, usou um vestido com as mesmas cores da guarda real espanhola), com seus vexames impublicáveis em um blog de respeito; o Itamar, com a amiguinha de genitália desnuda; o FHC fazendo aquela cara de “ah se a mamãe me visse agora!” quando era recebido pelo Clinton ou por algum presidente europeu. Enfim, uns panacas! Como dizia o velho Gondin da Fonseca, “só a miséria é nossa!
Carlos