terça-feira, julho 20, 2010

O velório que antecedeu a posse

Pra que se tome ciência de como a Máfia da política não perdoa. Muito se falou à época sobre nebulosas conspirações. O fato é que, ao final de 1985 estando o locutor que vos fala em viagem de negócios à Venezuela (pré-Chavez), era insistentemente perguntado sobre a misteriosa morte do Dr. Tancredo. Os boatos sobre envenenamento teriam algum fundamento? Como poderia eu saber! O texto abaixo que recebi e repasso, é bastante oportuno. Ainda. HC

"A morte de Tancredo Neves, na véspera de sua posse como presidente do Brasil, estimulou inúmeras teorias conspiratórias. Em 14 de março de 1985, ele foi levado com urgência ao Hospital de Base de Brasília por um mal-estar que parecia simples, mas logo diagnosticado de diverticulite intestinal.

A coisa piorou. Tancredo Neves teve que passar por sete intervenções cirúrgicas em 38 dias de agonia. Então, chegou a nota de falecimento em 21 de abril, Dia de Tiradentes, no Instituto do Coração, em São Paulo. Cerca de dois milhões de brasileiros acompanharam o cortejo fúnebre do presidente que nem chegou a exercer o seu mais elevado cargo.

Na época, muitos boatos circularam. Um deles era que Tancredo, defensor das eleições diretas, teria sido baleado por um militar linha-dura, contra a democracia. O atentado teria acontecido enquanto era entrevistado por Glória Maria, da TV Globo , na Catedral de Brasília. A jornalista teria sido mandada para o exterior para abafar o caso.

Uma segunda versão, afirma que a morte de Tancredo fora causada por envenenamento. A hipótese é baseada pelo fato de que seu mordomo João Rosa – que acompanhava Tancredo na sua residência - fora internado com dores similares a de seu chefe. João morreu com o mesmo diagnóstico de Tancredo, após sete cirurgias e internado por 16 dias.

As idéias de uma suposta conspiração ganharam peso maior, após a revelação publicada na revista Veja de que na verdade Tancredo teria morrido um dia antes do anunciado. A fonte, um médico que acompanhou o estado clínico do presidente, teria falado que o cérebro de Tancredo parou na noite de 20 de abril. Mas devido por ser próximo ao feriado de Tiradentes, a data poderia ter sido escolhida para ser lembrado como um herói nacional."

Nenhum comentário: