quarta-feira, novembro 24, 2010

Poesias Escolhidas

Ernesto Cardenal, lembram dele?

Pois é, padre Ernesto Cardenal Martínez nasceu em 20 de janeiro de 1925 em Granada na Nicarágua. Foi ordenado padre em 1965 e em 1979, com a chegada dos sandinistas ao poder, juntou-se a Junta Revolucionária e integrou o Governo Sandinista como ministro da Cultura. Seis anos depois, em 1985, foi suspenso "ad divinis" pelo Vaticano, (João Paulo II) que considerou incompatível a sua missão sacerdotal com o seu cargo político.

Como toda pessoa inteligente o padre-poeta nicaragüense terminou por romper com a revolução Sandinista e tornou-se um dos seus dissidentes mais famosos, após um entrevero com Daniel Ortega. Ernesto Cardenal é hoje considerado um dos maiores e mais importantes poetas da América Latina.

Em 2005, Cardenal foi candidato ao Prêmio Nobel de Literatura e, entre outras distinções, recebeu o Prémio Rubén Darío, o mais importante das letras nicaragüenses (em 1965), e o Prémio da Paz dos livreiros alemães (1980).

Dele é o poema abaixo que me foi ofertado por uma amiga, no Natal de 1981 quando de uma viagem à Venezuela. HC

“AMOR” (Poesias Escogidas)

"Al perderte yo a ti
Tu y yo hemos perdido
Yo porque tu eras lo que yo más amaba
Y tu porque yo era el que te amaba más
Pero de nosotros dos
Tu pierdes más que yo
Porque yo podré amar a otra
Como te amaba a ti
Pero a ti no te amarán
Como te amaba yo"

NR: Quem terá sido a musa arrebatadora do padre Cardenal?!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hugo, Fizeste que recorde meus tempos de juventude pois numa oportunidade me presentearam um quadro com esse poema e ao que parece, tinha toda a razão..........

Hugão disse...

Gostaria, pela sensibilidade, de saber quem seria o/a anônimo/a. Este Blog tem por regra não postar comentários ssem assinatura.
Hugo