domingo, dezembro 19, 2010

MEA MAXIMA CULPA

Raúl Castro pede que Cuba corrija erros do passado

O Globo 19-12-2010

Em discurso de mais de duas horas, neste sábado, na Assembleia Nacional de Cuba, o presidente Raúl Castro disse que "é preciso que o país e os seus dirigentes corrijam os erros cometidos, caso contrário, a Revolução e o esforço de gerações inteiras terá sido em vão".

Raúl criticou a má interpretação do socialismo e disse que será mais exigente com os dirigentes, visando as reformas em andamento, principalmente na economia, em Cuba.

O encerramento do semestre na Assembleia Nacional teve ainda uma quebra de tradição: desde a doença e o afastamento do ex-presidente Fidel Castro, uma cadeira vazia e um copo d'água à mesa eram deixados em sua homenagem - o que não aconteceu desta vez.

Segundo o presidente, muito dos problemas que os cubanos enfrentam hoje começaram com as medidas de distribuição que implantaram o igualitarismo.

Ele ainda instou os dirigentes a deixarem de lado as mentiras, e afirmou que os mentirosos devem ser removidos definitivamente e não temporariamente dos cargos que ocupam, inclusive das fileiras do Partido Comunista.

Mea culpa é uma frase latina que em português pode ser traduzida como “falha minha”, ou “meu próprio erro”. De forma a enfatizar a mensagem, o adjetivo maxima pode ser inserido, resultando em "mea maxima culpa", que poderá ser traduzido como “minha mais grave falha”. A origem da expressão vem de uma prece tradicional da Igreja Católica conhecida como Confiteor - em latim, para “eu confesso”, na qual o pecador reconhece seus erros perante Deus. Aconselho aos meus amigos do Cordão Encarnadao a seguir o exemplo do velhote (com cara de gnomo) Raúl que vem de fazer o Mea Culpa acima. HC

Nenhum comentário: