quarta-feira, dezembro 15, 2010

Coisas Que Incomodam

Hugo Caldas

Brasileiro é evidentemente muito rico, ri à toa. Por uma questão de tique nervoso ou puro masoquismo...

Numa enquete de TV, indagado sobre a alta dos preços nos supermercados certo cavalheiro saiu-se com esta: "É, os preços estão aumentando a cada dia que passa... hi-hi-hi! Rindo feito hiena, do que? Aliás, todo mundo ri, seja relatando um assalto, "o ladrão levou tudo o que eu tinha, até o meu celular", he-he-he! Ou descrevendo um acidente, "o ônibus subiu na calçada e espatifou quase todo mundo", ha-ha-ha! Freud explica?

O que incomoda muito: Jornalista de bancada de tele-jornal jamais poderá ser repórter de rua: o que sai de maluquice nos "improvisos"... Sobre a iluminação natalina da Praça do Entroncamento no Recife "a inauguração dessa iluminação será inaugurada amanhã". Ocorrência policial: "a policia deu uma busca para buscar os elementos". Sem esquecer de falar naturalmente da encenação nas entrevistas dos tele-jornais. Após estarem há anos no estúdio mas fora da cena, na hora-H cumprimentam-se "bom dia, boa tarde etc. como que estivessem se vendo pela primeira vez. Isto é fazer parte de um roteiro falso... mas a malta adora e segue à risca o que preconizam as tvs. Comerciais então... Acham os gênios que fazem certos anúncios aos berros (Casas Bahia) que somos moucos? Qual a razão da gritaria? A Ótica Tal anuncia, "um óculos" de sol apadrinhado por uma certa cantora baiana. Que desperdício! A cantora, bem entendido.

Incomoda a demonstração de falsa descontração... é tudo muito engraçadinho como as jovens que fazem o noticiário das 11 horas da manhã na Globo-NE.... riem felizes da vida por qualquer asneira. Uma delas, que fala sobre esportes, se acha o máximo da desenvoltura, espirituosa está ali...até o dia em que for demitida.

Ainda sobre a risadagem inconseqüente do brasileiro. Hoje, o jornal "Bom Dia Brasil" logo após uma matéria sobre a descoberta do aumento no consumo de cocaína no ensino médio, cheira-se mais nas escolas particulares do que nas públicas - óbvio, droga custa caro meu caro Watson - passaram para uma matéria de transcendental importância: "Quem rí mais, o homem ou a mulher?" Pode? Pode. Em Pindorama tudo pode. Gastaram preciosos minutos, deslocaram repórteres usaram mil e uma artimanhas, visitaram bares - claro, todo mundo rí com a cara cheia - para nos brindar logo de manhã cedo com a baboseira constrangedora. Ao final o Renato Machado fechou o programa: "E assim nós terminamos esta edição do Bom Dia Brasil, tenham todos um bom final de semana". Rindo! Lembro da minha Tia Nevinha que dizia: "Muito riso - pouco siso."

Vou terminando por aqui, pois falação de político incomoda muito mas nem pensar em comentários. Moro num país virtual, lembram? Viram o que essa canalha perpetrou ao final da Legislatura, pois não? Aumentaram os próprios salários em 60%. O aumento valerá para Presidente, Vice, Ministros e todo o resto da camarilha. Detalhe: o mínimo continuará com no máximo 5%. Eu quero é distância desta pocilga.

Nenhum comentário: