terça-feira, fevereiro 08, 2011

Palavras são palavras, nada mais do que palavras...

Hugo Caldas

"Assim
como as flores abrem as suas pétalas para receber o orvalho da manhã, abra também o seu coração"... para a leitura desse pequeno exercício.

"Dito Assim parece à toa". "Assim como era no princípio agora e sempre por todos os séculos dos séculos amém" que, aliás, significa "Assim Seja". Mas as coisas são "Assim mesmo". "Assim, ou Assado".

"Assim,
é a palavra da moda. Em Pindorama acontece de tudo. O vocábulo fica sendo usado por nove entre dez pessoas e dentro em pouco desaparece no oco do mundo. Não tem cristão nessa terra que o encontre. "Assim".

Mas vejamos: A palavra "Assim tem 5 letras, 2 vogais (a, i) e 3 consoantes (s, s, m). Vem do latim ad + sic. Pode ser advérbio ou conjunção. Para muitas pessoas a palavra "Assim" tem um significado especial sendo usada hoje, em substituição ao nosso velho e conhecido "Por exemplo". "Assim falou Zarathustra". Ponto final. A palavra escrita ao contrário é "Missa".

"Assim
caminha a humanidade" já foi título de filme e de música do Lulu Santos. "Assim na Terra como no Céu". "E Assim por diante". "Simples Assim", "Assim que possível" (galicismos?). "Como Assim?" "Eu sou Assim, quem quiser gostar de mim, eu sou "Assim", dizia o compadre Paulinho da Viola. O enigmático "Assim seria se Assim fosse". O constrangedor "continue Assim", (porque senão..). O determinista "Assim estava escrito". Mas, "foi Assim, a lâmpada apagou" cantava o grande Miltinho com sua bela voz fanhosa. "Assim como tu", cantava também o romântico Dick Farney. Sem esquecer o hodierno "Tipo Assim". Assim não dá.

O vocabulário dos jovens de hoje se resume à uma penca de expressões abomináveis que se constituem em um patoá desprezível. Simplesmente não sabem falar na língua de gente: qualquer hora vão ficar caladinhos que nem uma porta por absoluta incapacidade de articular uma palavra sequer.

Existe solução? Duvido muito. O que fazer ao constatarmos em programa de tv, com maioria absoluta de jovens na platéia, uma senhora por nome Márcia Tiburi, auto-intitulada filósofa e escritora, falar coisas como: então, (já foi a coqueluche do momento, hoje está fora de moda), Assim, tipo Assim...

Realmente, assim não dá.


2 comentários:

Dorival Maia disse...

Caro professor
Não se desespere. Pelo menos por aqui ainda (que eu saiba) os alunos não estão espancando os mestres. Me refiro ao espancamento físico mesmo e não o vernacular. Um dia a gente vence. Seu ex-aluno Dorival.

Mary Caldas disse...

Hugão
A lingua portuguesa falada tem desses modismos quando levam uma palavra ou expressão na comunicação diária se torna repetitiva até o extremo.
Para nós professores é de "doer no ouvido".
Assim não dá!!!