terça-feira, abril 19, 2011

Escondida Tambaú

José Virgolino de Alencar

A foto 1 mostra a Praia de Tambaú, tal qual ela é (em parte), bela, fascinante;

A foto 2 representa os espigões (já em 2007) que me tiraram a visão de Tambaú que eu tinha quando fui, em 2003, morar em Miramar, no alto da barreira do Cabo Branco;

A foto 3, é de novo a floresta de concreto agora em 2011 (roubando a visão da Praia), que não existia quando, em 2007, me mudei para Tambaú/Tamandaré.



Diante dessa frustração, com a especulação imobiliária sempre me tirando a visão de Tambaú, fiz o poema abaixo, lamentando a impossibilidade de contemplar a bela praia, principalmente o nascer do Sol no horizonte ao nível do mar, ainda mais tendo em vista que é aqui, em Tambaú/Ponta do Cabo Branco, que o astro-rei nasce primeiro, no continente americano:

Escondida Tambaú (Frustração de quem olha mas não a vê)

Quero, preciso, contemplar-te Tambaú.
Os espigões, arranhando o céu, não deixam.
As torres, como florestas, se enfeixam.
Vendam meus olhos, não vejo teu mar azul.

Ah exuberante Tambaú, rainha do cone sul
Tuas águas, para a vista, injustamente se fecham.
Meus olhos, tristes, lacrimejantes, se queixam.
Não posso apreciar teu cenário a olho nu.
O céu é belo, sem nuvem, reluzente, límpido.

O sol brilha, forte, caloroso, intensamente,
Tudo acima do mar aberto é claro, nítido.
Mas, tuas águas azuis, ondas mansas, não as vejo.
Sinto um tufão a redemoinhar na mente.
Tenho frustrado (de ver-te) o meu ansioso desejo.

2 comentários:

Carlos Mello disse...

"Grande Virgolino, compreendo bem sua dor. Tanto que evito voltar a João Pessoa, sobretudo a Tambaú, uma das praias mais lindas do Brasil, currada pela fúria da especulação imobiliária. As pessoas acham chique e se sentem mais "seguras" morando em espigões horrorosos. Esses mega-projetos são sempre feios porque monstruosamente arrogantes. Tudo bem, é um dado da realidade, radicalmente alterada pela explosão demográfica. O mundo vai ficando cada vez mais inabitável, violento, cinzento. Ainda bem que já estou de partida." Carlos Mello

Fábia disse...

Mesmo antes de chegar à Tambaú, já na Rodovia, podemos ver as imensas construções em linha vertical situadas no Altiplano. Chegando ào Miramar, a mesma coisa: mais espigões se erguem por todos os lados... e confronto com uma outra cidade e uma nova realidade.
Continuo a pensar que é melhor ter os pés no chão e cultivar as flores no jardim do que viver lá em cima tentando ver o mar que - de tão cobiçado - está desaparecendo de vista...
Meu consolo é pensar que ainda não vão poder construir em cima de minha casa escondendo o céu estrelado que ainda podemos apreciar por estes lados d,aqui. No futuro terei ào menos a vista para o céu (?) e para meu jardim. Abraço, Fabia