quarta-feira, junho 22, 2011

Um vascaíno nordestino na II Guerra Mundial

Major Elza Cansanção

A Major Elza Cansanção, com 38 medalhas no peito, foi chefe da preservação do acervo da memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a primeira enfermeira voluntária da FEB, uma das cinco primeiras a desembarcar, em agosto de 1944, no teatro de operações da Itália. Na Segunda guerra mundial, Elza fez parte de um grupo de 73 enfermeiras brasileiras que foram à Itália. Em entrevista, a Major Elza contou uma das passagens mais curiosas do período em que esteve em solo europeu durante a Segunda Guerra Mundial:

- "Certa vez, um nordestino foi servir de isca, para descobrir onde estavam os alemães. Todo mundo voltou do combate e nada de ele chegar. Até que, mais tarde, o soldado apareceu com um alemão levando um fuzil a sua frente. Todo mundo ficou doido, os superiores começaram a gritar que tinha um alemão armado, e o nordestino acalmou todo mundo:

- "Ele não está armado, não. Eu o desarmei. Esse aí é o meu fuzil, que mandei ele carregar porque eu estava cansado".

Para completar, contou que quase matou o alemão.

- "Quando eu ia enfiar a peixeira nele, vi que o cabra é do meu time." Ninguém entendeu nada, então ele apontou a Cruz de Ferro no peito do alemão e concluiu:
- "Vocês não estão vendo que ele é Vasco?"

Nenhum comentário: