sexta-feira, setembro 30, 2011

Dia da Secretária


A Lise Cavalcanti é uma criatura adorável. E não é por ser minha prima. Raras vezes consegui vê-la tão irada com alguma coisa. Tem que ser forte mesmo para tirá-la do sério. A propósito da celebração do Dia da Secretária eis a sua reação ao e-mail recebido dando-lhe parabéns. HC



Amiga Silvana

Obrigada pelas palavras de estímulo contidas na sua mensagem. Mas, lamentavelmente, acho que eu não tenho muitos motivos para comemorar. Os longos anos de desempenho abnegado, de dedicação exclusiva, de solidariedade, de fidelidade irrestrita, nestes tempos de tanta crise que continuamos vivendo, são ignorados e, assim, não são valorizados.

Os que chegaram depois, inebriados e encantados pelas facilidades tecnológicas, acham que podem tudo e, assim, acham que tudo está bem resolvido.
Esquecem os bons modos, os bons estilos, a polidez, a elegância no trato com os seus semelhantes. Esquecem também que a educação profissional e social ainda estão na moda e estão também valendo e que são necessárias para se manter uma harmonia ideal no local onde passamos a maior parte do nosso tempo das nossas vidas.

A civilidade profissional é negligenciada por que não percebem que a invasão das facilidades da tecnologia não ensina, ao contrário deseduca, por que tudo é resolvido imediatamente, sem favorecer a uma reflexão, inibindo um pensamento mais profundo sobre o que está sendo transmitido.

O nosso idioma está sendo deturpado pelas aberrações que são digitadas para se ganhar tempo.

Quem não domina as "Novas Tecnologias" é considerado superado, velho, arcaico e fora do contexto.

Percebemos que as tecnologias vivem em constantes mutações. Todos os dias surgem "novidades." É urgente lembrar que os "modernismos" passam, mas as atitudes elegantes sempre tendem a ficar.

Quantas saudades que eu tenho das aulas do Profº Ivo Pitanga das Organizações Guararapes, da Professora Lúcia Cassimiro da COTERP de São Paulo, e de todos os instrutores de Ética e Etiqueta Profissional e Social do SEBRAE que nos ensinaram que ser educado, é ser elegante, é ser chique.

Também é chique ser delicado, ser respeitoso, ser paciente, ser amável e agradável. E acima de tudo é também um grande sinal de personalidade bem formada e de privilegiada inteligência. É necessário lembrar que inteligência sem educação não combina e não vale a pena.

Desejo que neste dia 30 - Dia da Secretária, você receba as homenagens e o reconhecimento pelo trabalho exemplar que você continua desempenhando.

Desejo-lhe ainda Felicidades com um abraço amigo e fraterno.

Anne Elizabeth Cavalcanti

Um comentário:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Olá querida Anne,

Que esta belíssima mensagem alcance os corações sequiosos de entendimento, reconhecimento e respeito.
O engrandecimento da vida exige o tributo individual ao trabalho.
O verdadeiro profissional sabe fazer diferença. Um grande abraço pela data de hoje. Bjs. Márcia