segunda-feira, outubro 31, 2011

O navio de Troia

Marcelo Alcoforado - A Propósito -

“Foi bonita a festa, pá”, como disse Chico Buarque na música “Tanto mar”. Em Suape, um mundo de gente, a claque pronta e ativa. Naquele ensolarado 7 de maio do ano passado, antevéspera das últimas eleições presidenciais¸ o petroleiro “João Cândido” seria, como foi, lançado ao mar. Não é sabido se no batismo o presidente da República quebrou uma garrafa de champanhe no casco (do navio). Ele não havia prometido ressuscitar a indústria naval brasileira? Ali estava a prova. O povo delirava.

Acabada a festa, como sempre acontece após toda festa, era hora da arrumação da casa. O navio voltou para o estaleiro, já que aquele “Titanic” de alpercatas e gibão fazia água.

Desde então sua singradura é a imobilidade do estaleiro em que parece encalhado. Com a entrega repetidamente adiada, zarpará, como prometido, em dezembro?

Pode parecer um despropósito, mas o “João Cândido” traz à lembrança a Guerra de Troia, aquela em que os gregos teriam mobilizado mais de mil navios.

De antemão, entenda-se que o “João Cândido” não serve de paralelo com as embarcações gregas, já que aquelas navegavam. Serve, contudo, à lembrança do rapto por Páris da bela Helena, esposa do rei Menelau, embora, como é fácil inferir, a comparação também não seja pela formosura.

A causa é, sim, um cavalo. Não um cavalo-marinho — já que se trata de mar —, mas um imenso cavalo de madeira com o ventre empanturrado de soldados, que os gregos usaram para entrar em Troia.

No caso do “João Cândido”, seu bojo estava vazio, mas, como o abdome do cavalo de madeira, trazia nos seus 280 metros de comprimento e 25 mil toneladas de peso, soldados em forma de luta pela manutenção do poder, de proselitismo, de embuste.

A Guerra de Troia, que teria acontecido entre 1.300 e 1.200 antes de Cristo, durou cerca de dez anos.

A guerra pela zarpagem do petroleiro “João Cândido” completa, no primeiro semestre de 2012, dois anos.


Para assinar, indicar um amigo ou cancelar sua assinatura de A Propósito envie e-mail indicando a opção desejada para marceloalcoforado@qicom.com.br

Nenhum comentário: