quinta-feira, janeiro 26, 2012

Como me tornei um revolucionário em 64 ou Ferro na boneca


Anco Márcio de Miranda Tavares

Eu tinha 20 anos incompletos quando estourou a Quartelada de 64. Eu vi ainda quase que adolescente, Joacil Pereira com uma viga, tentando derrubar a porta da Faculdade de Direito, onde se encontravam alguns estudantes. No 31 de Março, eu me lembro que ficamos pensando que íamos ser todos presos e passamos a andar pela rua, eu e Everaldo Junior, ele, trotskista, eu comunista.

Sem saber para onde ir, fomos parar na casa de Zita Marinho, uma das mais conhecidas esquerdistas da cidade. Seria assim o mesmo que hoje, Fernandinho Beira Mar ir se esconder na Penitenciária de Bangu. A cidade estava em polvorosa. Passei na CEPLAR, hoje Casarão de Azulejos, e lá estava o Exército jogando janela à baixo todos os nossos documentos, câmeras de filmar e fotográficas. Na CEPLAR eu fazia teatro dirigido por Paulo Pontes.

Ficamos na casa de Zita esperando a prisão a qualquer momento. Mas nada... Ninguém nos vinha buscar. Essa espera angustiante era pior do que a prisão propriamente dita. A gente num comia, mas bebia muito. De noite, fomos pro Bar de Alcântara tomar cerveja e João Manuel foi nos levar de jipe em casa.

Aí aconteceu uma coisa engraçada. Aragão e Fragoso dois "companheiros" que tinham ido nos procurar começaram a perseguir o jipe. E a gente mandando João Manoel andar, rodar. João rodou Jaguaribe todinho e passou para o centro da cidade.

Foi então que resolvemos: Vamos nos entregar. É melhor se não eles acabam atirando. João parou o jipe e encostou junto ao meio fio. Se tinha de ser que fosse. Descemos constrangidos e esperamos. De dentro do Gordini, desceram Aragão e Fragoso:

- Vocês tão ficando doidos? Faz mais de uma hora que a gente roda atrás de vocês...

Fomos prum bar e continuamos a beber decepcionados. Porra! Não vinha ninguém prender a gente!! E a gente era tão perigoso!! Pra mim mesmo com 19 anos, foi uma tremenda de uma decepção.Verdade que depois eu fui chamado à Delegacia quando quebrei uma exposição dos Voluntários da Paz. Depois fui por umas pichações que eu nunca fiz na Cultura Inglesa...

Outra vez fui pro S2, o Serviço Secreto do Exercito, chamado ao Grupamento de Engenharia e lá um coronel me disse que eu estava terminantemente proibido de ir no Liceu à tarde, por estar pregando o comunismo entre as meninas, eu que mal tinha lido as primeiras páginas de "O Capital". O que eu queria mesmo era namorar as meninas mas a Revolução me proibia...

Nas ruas se ouvia falar em torturas, Aragão foi demitido do Banco, Prezado perdeu o emprego nos Correios, Boanerges ficou louco de tanto apanhar. E eu...solto!! Que comunista de merda que era eu que ninguém me prendia? Só tive prejuizos. Fecharam a Ceplar, me proibiram de ir no Liceu...

Inventei de "fugir" pra Campina Grande, pra casa de meu tio. Peguei um onibus e no meio do caminho uma barreira de soldados do Exército. Pronto!! Era agora!! Pediram meus documentos e eu entreguei. Quando descobrissem que eu era, nada mais, nada menos que o perigoso Anco Márcio eu ia em cana...

Um tenente com cara de menino, olhou meus documentos e disse:

- Tá tudo em ordem... Pode ir... - Possso? Ir? Posso? - fiquei até gago - Claro, vá com Deus... Era demais!! Ainda mais me mandava ir com Deus, eu um comunista ateu e materialista!! Desisti. Fiz uma farra em Campina e voltei. Mas insisti. Anos depois entrei pro PT. E o PT deu nessa merda que todos sabem. Só me resta agora entrar pro PFL que é oposição...

5 comentários:

W.J. Solha disse...

O Anco me lembrou agora uns versos da Eneida de Virgilio, em que um general diz, ante tanto sofrimento vivido: "Talvez um dia nos lembremos disso rindo..."


W. J. Solha

Maira Mariano disse...

Olá! Você poderia falar um pouco sobre o trabalho do Paulo Pontes nesse grupo? Estou estudando a obra dele.
Obrigada.
Maira

Maira Mariano disse...

Olá! Você poderia falar um pouco sobre o trabalho do Paulo Pontes nesse grupo? Estou estudando a obra dele.
Obrigada.
Maira

Anônimo disse...

Maira
A maneira mais fácil será você olhar para a sua esquerda em cima do títuo "Unlimited". Tem uma janelinha. Escreva "Paulo Pontes" dentro desssa janelinha e dê um enter. Devem aparecer matérias sobre o Paulinho. Hugo

Maira Mariano disse...

Obrigada!