domingo, fevereiro 26, 2012

MORREU NOSSO AMIGO BOM SENSO

Obituário

Hoje pranteamos o falecimento do velho e muito amado amigo, Bom Senso, que conosco conviveu durante tantos anos. Ninguém sabe ao certo sua idade, já que seu registro de nascimento há muito desapareceu nos meandros da burocracia.

Ele será para sempre lembrado por ter cultivado lições valiosas tais como:
- saber quando se abrigar da chuva;
- porque Deus ajuda quem cedo madruga;
- a vida nem sempre é justa;
- e talvez a culpa tenha sido minha.

O Bom Senso vivia segundo regras econômicas simples e seguras (não gastar além do que se ganha) e estratégias confiáveis (os adultos, e não as crianças, estão no comando).

Sua saúde começou a deteriorar rapidamente quando regulamentos bem intencionados, mas inconcebíveis, foram colocados em prática. Relatos de um menino de 6 anos de idade sendo acusado de assédio sexual por ter beijado uma colega de classe; de adolescentes suspensos da escola por usarem desinfetantes bucais após o almoço; e de uma professora despedida por repreender um aluno insubordinado, só pioraram sua condição.

O saudoso Bom Senso começou a perder sua saúde quando os pais atacaram os professores por fazer o trabalho que eles mesmos tinham deixado de fazer, ao não disciplinar seus filhos rebeldes. Piorou mais ainda quando foi exigido das escolas que obtivessem assentimento paterno antes de aplicar uma loção de proteção solar ou um band-aid em um aluno; e quando lhes foi proibido informar aos pais que uma aluna estava grávida e pretendia abortar.

O Bom Senso perdeu a vontade de viver quando os Dez Mandamentos passaram a ser politicamente incorretos; quando as igrejas se transformaram em negócios; e quando os criminosos passaram a receber melhor tratamento que suas vítimas. O Bom Senso sofreu muito quando soube que você não pode se defender de um assaltante dentro de sua própria casa e que o assaltante pode processá-lo por agressão.

Finalmente ele desistiu de viver depois que uma mulher não se deu conta que uma xícara de café fumegante estava quente. Ela deixou cair um pouco do café no colo e em seguida pediu e recebeu uma enorme quantia como indenização do fabricante da cafeteira.

Bom Senso já perdera os pais, Verdade e Confiança, a mulher, Discrição, a filha, Responsabilidade, e o filho, Razão. Deixa quatro meio-irmãos: Conheço Meus Direitos; Quero Isso Já; A Culpa Não é Minha; Sou Uma Vítima e os alopradissimos Conheço Meus Direitos; Quero Isso Já; A Culpa Não é Minha; Sou Uma Vítima. No entanto, como aqui o controle de natalidade não existe, ele deixou mais dois meio-irmãos: Eu Não Sabia e A Culpa É da Imprensa.

Poucas pessoas compareceram ao seu funeral porque muito poucos perceberam que ele morreu. Se você ainda se lembra dele, passe isto adiante. Se não, junte-se à maioria e não faça nada.

Quem sentir falta do Bom Senso, passe adiante esse texto como homenagem a um grande sujeito.

Colhido no Blog do Turiba - http://blogdoturiba.blogspot.com

Um comentário:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

O autor do texto está de parabéns! Só não entende quem não quer...Abraços. Márcia