sábado, março 31, 2012

Tiro&Queda





Eduardo Almeida Reis



Solução –
Pega mal para o Judiciário, muito mal mesmo, esta mania mudar de opinião em 24 horas. Num dia proíbe a festa do Dia de São Patrício para autorizar no dia seguinte. E o Supremo anula, pelos votos da maioria dos ministros, a legitimidade do Instituto Chico Mendes, para voltar atrás no dia seguinte, ao perceber que o tal Instituto arrastaria com ele a validade de mais de 500 medidas provisórias.

Um philosopho, que sempre achou a Constituição de 1988 uma palhaçada, não deve opinar sobre constitucionalidade, mas tem a obrigação moral e intelectual de apresentar solução, como sempre brilhante, para as festas realizadas nas ruas de Belo Horizonte. Aproveitando a oportunosa ensancha para resolver, de uma vez por todas, o problema das prostituições nas ruas da capital de todos os mineiros. Prostituição plural: mulheres, travestis, garotos de programa & companhia ilimitada.

Atenção prefeito Márcio Lacerda, que o assunto é sério e pode ser financiado pelas indústrias do álcool e do tabaco, custando uma tuta e meia, uma tutemeia ou uma tutameia para os cofres da PBH.

Basta localizar área vazia, não muito grande, no município, desapropriá-la, cercá-la muito bem cercada e dividi-la em duas partes, uma para a prostituição permanente, outra para as festas programadas pelas redes sociais, leia-se internet.

Arruamento e asfaltamento simples, água, bueiros, posteação de luz, banheiros públicos, chuveiros etc. correm por conta de investidores interessados: indústrias de bebidas, cadeias de franqueados de alimentos tipo Habib’s, McDonald’s, Bob’s, Eddie & outros. Se precisarem de alguém que faça parte da equipe que vai projetar o negócio, aceito, mas preciso ganhar por mês 100 vezes o que fatura um membro do Conselho Estadual de Educação, com direito a carro oficial enquanto durar o trabalho. Dou nota fiscal.

Já pensaram no sucesso do empreendimento autofinanciado? Bairros nobres sem prostituições e sem festas marcadas pela internet? Festas e prostituições separadas por uma cerca intransponível? Eta philosopho, sô!

Putzgrila! – Aquele professor universitário casado com mulher lindíssima, que abusava sexualmente da enteada de 6 aninhos ajudado pela mãe da garota, fugiu do presídio. Tinha direito a cinco passeios anuais fora das grades, fez o primeiro e desapareceu. Não sei que foi feito da linda mãe estupradora, que deve ter sido presa e condenada junto com o professor. E acabo de percorrer meus dicionários para ver como se escreve putzgrila: são omissos. O Google tem putzgrila e putsgrilo; o importante é que o leitor tenha entendido o meu espanto, quando vi na tevê que o professor passou recentemente por uma equipe de psicólogos e médicos da área psi, que atestou sua cura, daí o direito aos passeios anuais.

Cuidemos de coisas divertidas, como a pancadaria entre os ilustres vereadores de Justinópolis, bordoada cívica que pode ocorrer em todos os 853 municípios mineiros, sem exceção de um único. Pois é: os municípios têm vereadores e prefeitos. Não vejo distante o dia em que o governador de Minas seja campeão de MMA, depois de brilhante carreira esmurrando e chutando vereadores, deputados estaduais e a mais gente que possa enfrentar.

Não me lembro se a briga filmada foi na Câmara Municipal de Justinópolis, município que não tenho a honra de conhecer. Conto por lá com leitores. Dia desses, um deles mandou-me e-mail protestando contra críticas que teriam sido feitas em Tiro&Queda ao município vizinho da Cidade Administrativa, que fica no fim do mundo. De repente, a briga foi na Câmara de Vespasiano, município próximo de Justinópolis. Peço desculpas pela confusão, mas a pancadaria foi muito divertida. Outras virão sobretudo em Belo Horizonte, que já tem edis circulando em carros blindados.

O mundo é uma bola – 31 de março de 1146: Bernardo de Claraval prega seu famoso sermão no campo de Vézelay enfatizando a necessidade de uma Segunda Cruzada. Luís VII, tocado pela pregação de Claraval, se junta aos cruzados. Diz a Wikipédia que Luís VII estava no campo de Vézelay, o que me parece óbvio: em 1146, o rei não poderia acompanhar pela internet o sermonário do futuro São Bernardo.

Em 1821, numa sessão das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa, é extinta a Inquisição em Portugal. Em 1822, os turcos massacram a população grega da Ilha de Quíos. Em 1854, o comandante Matthew Perry assina o Tratado de Kanagawa com o governo japonês, abrindo os portos de Shimoda e Hakodata ao comércio com os Estados Unidos da América. Hakodata, em linha reta, fica a 387 quilômetros de Sendai, aquela do terremoto. Shimoda fica a 133 quilômetros do centrão de Tóquio, rumo sul. Por aí dá para perceber o trabalho do philosopho em prol dos leitores de Tiro&Queda: procurar no mapa do Japão, medir a distância em milhas e transformar em quilômetros. Deve ser por isso que, desejando comer um arroz de pato, recebi 18 convites para arrozes de pato em BH e região metropolitana.


Ruminanças – “Pelo andar da carruagem, logo teremos chamadas de primeira página e enviados especiais às cidades que anunciarem um casamento entre homem e mulher” (R. Manso Neto).

Nenhum comentário: