sexta-feira, março 30, 2012

Trago aqui um memorando da Central...




Essa história dos atrasos nos trens do Rio e São Paulo é coisa bastante antiga. Tradicional, até. Existe mesmo um sambinha carnavalesco composto em 1941 por Paquito, Francisco da Silva Fárrea Júnior, Estanislau Silva e Arthur Vilarinho. Toda essa gente se reuniu para denunciar os percalços pelos quais passava a laboriosa classe ao tentar chegar ao trabalho. À época existia pelo menos "um memorando da Central" no qual a Companhia até que tentava salvaguardar a classe obreira. Hoje, nem isso mais. A turma perde mesmo o emprego por culpa única e exclusiva do atraso nos trens: uma ignomínia. Mas, são os nossos tempos. Ouça agora o samba na voz de Nara Leão. HC

O Trem Atrasou


Patrão, o trem atrasou
Por isso estou chegando agora
Trago aqui um memorando da Central
O trem atrasou, meia hora
O senhor não tem razão
Pra me mandar embora !
O senhor tem paciência
É preciso compreender
Sempre fui obediente
Reconheço o meu dever
Um atraso é muito justo
Quando há explicação
Sou um chefe de família
Preciso ganhar meu pão
Não me diga que não




Nenhum comentário: